Os cidadãos paraenses têm variados impostos com os quais arcar, assim como os seus empreendedores e mencionando-se que os impostos chegam até aos produtores rurais: de acordo com o que eles vendem, eles também necessitam repassar à Secretaria da Fazenda uma quantidade de impostos. Todas as declarações para o Governo do Pará ficam no seu sistema de dados fiscais e podem ser visualizadas e também copiadas pelos cidadãos na hora em que precisarem.
A forma que a Secretaria da Fazenda do Pará tem para manter tudo arquivado é o Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, chamado de Sintegra. Para que os paraenses coloquem as suas informações fiscais nele não é preciso nada de complicado: é só eles fazerem as suas declarações de impostos da forma correta, inclusive os que são pessoas físicas.
Por que é útil usar a Sintegra PA?
Os processos judiciais de diferentes naturezas podem requisitar que os empreendedores comprovem a sua idoneidade. Para realizar isso, uma forma certeira é usar a declaração da Sintegra PA, existindo até mais de um tipo para que eles possam requerer. Mesmo que a empresa não esteja em qualquer situação judicial, mesmo as cobranças de empregados ou diferentes pedidos de crédito podem passar por essa comprovação de impostos em dia.
As pessoas físicas têm a justificativa de apresentar-se sem dívidas. As situações para que eles façam isso são parecidas com as das empresas: talvez um financiamento possa requerer essa comprovação e existem algumas credoras que aceitam unicamente declarações que sejam da Secretaria da Fazenda devido à credibilidade. Os mesmos motivos podem ser associados ainda aos produtores rurais do Pará.
Como é a solicitação dessas certidões da Sintegra paraense?
A forma de qualquer produtor, de qualquer cidadão ou de qualquer companhia pedir à Secretaria da Fazenda uma certidão é online. Eles vão ao site, dão os dados que a plataforma pede e depois escolhem qual é a forma de certidão da qual estão necessitando.
É recomendado que se busque na página desse sistema quais são as tarifas para cada forma de certidão. Existe uma que é chamada de inteiro teor: nessa certidão, o órgão vai inserir qualquer contribuição que essas pessoas tenham nos arquivos digitais, mas será posta ainda qualquer dívida, sendo essencial prevenir que isso será mostrado aos credores. Essa é uma certidão que costuma custar mais para os paraenses e o seu tempo para preparação é maior também.
No caso de a certificação simplificada servir, o contribuinte vai consegui-la absolutamente rápido e o seu preço é muito menor. Todavia, a certidão simplificada não traz muito mais que a identificação do produtor rural ou de quem esteja solicitando e o atestado de que há ou de que não há dívidas com o recolhimento fiscal.
Para os paraenses pedirem
O link https://app.sefa.pa.gov.br/Sintegra/ possibilita que se peça qualquer forma de certidão e pode-se selecionar se ela será emitida pelo CPF, se será usando o CNPJ ou se será por meio da inscrição estadual, lembrando-se sempre do captcha.