SINTEGRA MT

Os arquivos fiscais do Mato Grosso são guardados em uma instituição específica: é o Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra). Na verdade, essa instituição gerencia um arquivo virtual onde quaisquer contribuições tributárias, inclusive das pessoas físicas, são registradas e podem ser vistas posteriormente.

A função desse banco de dados, que funciona juntamente à Secretaria da Fazenda e que fica à disposição dela, é possibilitar que tanto a gestão pública quanto as particulares consigam comprovar os seus impostos e possam apresentar certidões relacionadas a diferentes necessidades: afinal, não é incomum para os empresários que uma declaração fiscal seja pedida, inclusive pelos bancos.

 

O que é mostrado nessas certidões da Sintegra MT?

Quando as empresas pedem uma certidão para esse órgão mato-grossense, elas verão as suas contribuições em um determinado período ou então um atestado de que ela não tem débitos. No casoSINTEGRA MT das companhias que devem para o fisco, o que será mostrado é essa condição e qual é a dívida. SEFAZ MT

Considerando as pessoas físicas que requisitam essa comprovação, será da mesma maneira: elas visualizarão um atestado que dirá se elas possuem ou se não possuem alguma dívida com a Secretaria da Fazenda e de qual é o seu valor. Essas certidões são da Sintegra MT são atualizadas a cada nova contribuição: para as empresas, ela é mensal, já que os impostos relacionados à sua produção e à sua exportação continuam girando conforme elas negociam.

 

Podem-se achar os documentos na íntegra?

Se, em alguma ocasião, as empresas ou os microempreendedores precisam que a declaração seja completamente copiada, ou seja, precisam de um levantamento daquilo que pagaram nos seus impostos, também podem solicitar. A Sintegra mato-grossense faz essa espécie de documento, mas ele demora um pouco mais para ser acessado devido à quantidade de coisas que serão informadas.

No caso dessa espécie de documento, é possível que os empreendedores precisem pagar e as taxas para qualquer documentação da Secretaria da Fazenda são muito diversas. É válido que os que requererem essa espécie de informação vejam sempre qual é o preço que esse órgão assinalará antes de fazer o pedido. Geralmente, os órgãos públicos fornecem essa espécie de documentos virtualmente e as corporações que quiserem podem fazer a impressão e o reconhecimento em cartório, além de pedir quer a Sefaz faça a impressão a fim de que ela já seja reconhecida.

 

Usos dessa espécie de documento

Para as empresas, essas declarações são importantíssimas, principalmente para as que desejam fazer transações financeiras de grande relevância. As que costumam pedir financiamento público, por exemplo, têm maiores chances quando a sua certidão Sintegra MT mostra que ela é idônea e que está com todos os seus pagamentos de impostos em ordem. Apesar de ser menos usual, os cidadãos são outros para os quais essa espécie de confirmação pode ser requisitada.

 

Como os mato-grossenses pedem

O link para que se peça uma declaração da Sintegra mato-grossense é o https://www.sefaz.mt.gov.br/sid/consulta/infocadastral/consultar/publica, sendo preciso inserir o CNPJ ou a decida inscrição estadual.

1 comentário em “SINTEGRA MT”

  1. Por que na versão 5.7.2 do transmissor eletrônico de documentos (TED) não aparece o Estado de Mato Grosso (MT).

    Dispensaram a entrega dos arquivos ou agora tem link proprio de envio de contribuintes de outros Estados igual SC.

    Aguardo retorno

    Atte

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.