Como todos os Estados, Roraima tem a sua divisão da Secretaria da Fazenda, que é a Sefaz RR. Sendo esta uma instituição que trata dos recolhimentos de impostos, ela também tem funcionalidades outras, sendo um canal para que os cidadãos desse Estado possam realizar o seu Simples Nacional, no caso de ter empresas.
O início dessa divisão da Secretaria da Fazenda é de 1991 e os funcionários dela são sempre concursados. Um serviço que os roraimenses podem procurar com a Sefaz RR é o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra).
Essa é uma espécie de órgão que os cidadãos de Roraima podem utilizar para ter documentos emitidos, inclusive algum comprovante da sua declaração de imposto. Assim como eles, as declarações e até outras formas de comprovantes também são apresentadas às corporações que as solicitam. Junta comercial: JUCERR
De fato, os dados fiscais de cada um que contribui nessa unidade federativa ficam com a Sintegra e, consequentemente, são ajuntados pela Secretaria da Fazenda. Algumas informações que se tem de dar à Sintegra para essas consultas são as inscrições estaduais, aceitando-se ainda os números de CPF e, falando de alguma empresa, o seu número de CNPJ. O endereço para que os roraimenses vejam os recolhimentos tributários é o https://www.sefaz.rr.gov.br/siate/servlet/wp_siate_consultasintegra.
Taxas
Falando das consultas financeiras, os cidadãos de Roraima podem visualizar muito mais que apenas os impostos: na realidade, encontram-se diversificadas taxas que os moradores dessa unidade federativa podem ver quando usam a Secretaria da Fazenda. No site, além de se poder procurar com o nome da taxa, os indivíduos têm uma relação de cada uma delas, inclusive da Polícia Civil, da Taxa de Expediente, do Departamento Estadual de Trânsito e muito mais.
Além de conferir a cobrança de cada uma dessas taxas, os cidadãos de Roraima também se informam a respeito de quanto equivale a sua porcentagem, da sua descrição e ainda do seu valor. Os itens que podem estar implicados nessas taxas são citados e os indivíduos desse Estado podem guardar a sua identificação de Receita.
DARE
Os cidadãos roraimenses que querem acessar o Documento de Arrecadação de Receita Federal, ou o DARE, também conseguem isso com a Sefaz RR e com a numeração que está na sua guia. Para que uma guia desse tipo seja feita, é importante colocar também a data de pagamento, escrever corretamente a numeração em questão e, depois, usar o código captcha.
Os roraimenses podem recorrer a essa maneira de emitir DARE a cada pagamento, recordando que ele tem datas limites a cada ano e que, em 2017, a última data que se tem é 06/09. Outro destaque é que a Secretaria da Fazenda de Roraima tem essas guias no caso de vencimento também.
Contato
Os serviços para os indivíduos de Roraima estão na página https://www.sefaz.rr.gov.br/index.php. As sedes estão pela unidade federativa e, no caso da sua capital, a localização é a Praça do Centro Cívico, no número 446. Alguns atendimentos podem, eventualmente, ser telefônicos, sendo o contato o (95) 2121-9027.