O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento que rege quase todos os processos da vida do brasileiro. Juntamente à certidão de nascimento e ao RG, esse é um documento vital, especialmente na vida adulta. É a Receita Federal quem realiza a sua emissão, por meio da Secretaria da Fazenda, e é ela quem segue respondendo por esse documento depois de emitido.
Demora para que ela emita o CPF?
Os cidadãos costumam conseguir esse documento em menos de um mês, mas o seu número já é conhecido na hora em que eles fazem o requerimento, pois consta no protocolo. Assim, não é preciso aguardar que ele seja entregue e as pessoas podem fazer diferentes transações apenas com o protocolo.
Onde a Receita Federal emite esse documento?
Não é necessário ir até esse órgão para pedir o documento, uma vez que existem intermediários que fazem esse serviço. Um deles é o Poupatempo que, por meio de agendamento eletrônico, emite com rapidez. Apesar de não ser todos os municípios que têm Poupatempo, sempre há alguma unidade nos arredores e basta que o cidadão procure na Internet.
Pode-se emitir esse documento por meio dos Correios também, com a diferença de que não é preciso agendar com a unidade antes de ir. Um contra a respeito desse local é que não são todas as agências do Correio que emitem e, para as que fazem isso, é preciso o RG e o preenchimento de um formulário. Como todos os documentos, o CPF não tem custo em sua primeira via.
Para alterar
As alterações no CPF relacionam-se apenas às informações, já que o número dele não é, de maneira alguma, mudado. Indica-se que o cidadão peça as alterações nesse documento quando casa, por exemplo, ou quando troca seu endereço. Se o título de eleitor é tirado e não consta ainda no registro, é preciso pedir a alteração. O link para que as pessoas peçam-na é https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/alterar/default.asp.
Para regularizar
Há circunstâncias através das quais a Receita Federal pode considerar esse documento irregular e é imprescindível que o cidadão não demore a resolver. É importante que se resolva a causa da irregularidade, como a justificativa de voto que está pendente, por exemplo, pagando-se também R$ 7,00. Normalmente, tudo é regularizado nas agências físicas da Receita Federal e sem qualquer agendamento.
Para 2° via
Sempre que o cidadão perde esse documento, uma segunda via precisa ser feita com rapidez, além do bloqueio por meio do boletim de ocorrência. A razão é que os criminosos podem, através do Cadastro de Pessoa Física, cometer diversificadas fraudes sérias. Mais uma vez, as pessoas podem procurar os Correios para a sua segunda via ou podem ir ao Poupatempo, mas há uma taxa.
Pode-se também acessar https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/servicos/comprovante-de-inscricao-no-cpf para o comprovante de que foi requisitada uma segunda via. É importante que o cidadão que requisita um novo documento leve o boletim de ocorrência e o comprovante do link acima impresso, atentando se ela deve ser por código de atendimento ou outro.
Gostaria de informações sobre como proteger meus dados do CPF, pois tive meus dados e algumas informações roubados através de ataques virtuais e alguns números foram expostos.
meu CPF é antigo. Não tirei o modelo novo. Como faço?
boa tarde gostaria de saber onnumero do cpf da minha filha.
Prezados Srs., bom dia. Para fins de comprovação em juízo, autos no.5000211-86-2018.8.12.0064, preciso das comprovações de ausência de Declaração se Redimento, de Geraldo de Souza, CPF 246.422.906-72, e Maria Aparecida Valadão CPF 484.311.336-00.
Atenciosamente.
Geraldo de eSsouza
Olá!
Boa tarde,
Estou com problemas em fazer o CPF do meu irmão mais novo, fomos aos correios em nossa cidade e lá nós informa que já tem uma pessoa utilizando o CPF dele, fomos orientados á ir até á receita federal que atende nossa cidade, mais ao chegar lá não formos atendidos, novamente nos orientaram á encaminhar um e-mail para a Receita federam e mesmo seguindo todas as orientações não fomos atendidos.