Nada Consta Polícia Federal

As certidões chamadas de Nada Consta podem ser diferentes e um dos órgãos que fazem esse documento é a Polícia Federal. Na realidade, o nome desse tipo de documente é certidão de antecedentes criminais e ela mostra sempre que o indivíduo tem alguma forma de pendência com a Justiça, inclusive se ela for fiscal.

A certidão de Nada Consta não é paga quando o cidadão emite-a por meio da página desse órgão. Por outro lado, a emissão que é realizada em papel, em qualquer posto da PF que seja, vai ter uma taxa. Depois de 90 dias, as instituições já não vão mais aceitar essa certidão porque ela estará vencida: sendo assim, o cidadão vai buscar a Polícia Federal de novo para reemitir.

 

Por que essa certidão tem de ser feita?

A requisição dessa certidão é protocolo quando as pessoas são aprovadas em qualquer concurso público. A razão é que os órgãos de todas as hierarquias necessitam que os seus novos empossados não apresentem problemas com a Lei, além de ser possível que esse tipo de certidão seja requisitada no meio de variados processos judiciais. Antecedentes Criminais

Importa citar ainda a certidão de antecedentes criminais é conhecida pelas companhias particulares também. Isso faz com que os recrutadores peçam-na, se quiserem conferir o histórico legal do indivíduo. Na realidade, as empresas que não respeitam tanto o candidato podem até fazer a sua requisição por ter os documentos pessoais.

página de Nada Consta Polícia Federal

 

Como o Nada Consta da Polícia Federal é pedido?

Sempre que o brasileiro quiser que a sua certidão de antecedentes da PF seja feita, ele vai ao http://www.pf.gov.br/servicos-pf/antecedentes-criminais:

  • Seleciona a parte de emissão;
  • Preenche tudo o que a Polícia Federal requisita, com a precaução de que cada um dos dados esteja absolutamente igual ao que o seu documento mostra;
  • Coloca o código da página;
  • Clica em “Pesquisar”.

Quando a emissão é realizada, ainda se tem uma etapa para que o documento possa ser mesmo utilizado: é a sua validação. Os cidadãos clicarão de novo na página em que fazem a requisição e verão o segundo quadro, o de validação: ali, põem-se a numeração que a certidão tem e outras informações. Quando o sistema requisitar a hora, o cidadão vai escrever exatamente o horário que está no documento, não podendo, por exemplo, arredondá-lo.

Quando a certidão de antecedentes criminais da PF já está impressa, basta que o cidadão entregue-a àquele que a requisitou e ele não tem de tirar nenhuma cópia: se ele precisar de qualquer outra certidão depois, ele só precisa pedir outra na página, como fez.

Apesar de as pessoas conseguirem ir à página da PF através do dispositivo móvel, a impressão é mais satisfatória quando se acessa com um computador. Mais uma coisa é que o navegador que o órgão sugere é o Mozila Firefox ou então o tradicional Internet Explorer. Se a pessoa utiliza o Chrome, ela poderá fazer o seu Nada Consta, mas há algumas probabilidades a mais de a sua emissão travar.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.