Muitos procedimentos financeiros ou de pedidos de crédito são comuns para os empreendedores de Roraima. Infelizmente, alguns relacionados à vida jurídica também podem acontecer e, em todos eles, alguns documentos da Junta Comercial do Estado de Roraima (JUCERR) são usados.
Além de essa organização possuir cada informação de todas as empresas, ela também dá às companhias algumas certidões das quais elas podem necessitar em alguns contextos. Para o BNDES dar a qualquer companhia um recurso, por exemplo, ele precisa estar certo de que as atividades daquela empresa estão bem no sentido de não existirem processos.
Os processos trabalhistas poderão ser apresentados pela JUCERR?
Normalmente, o que essa junta comercial roraimense coloca nessa certidão são os problemas financeiros, ou seja, quando essa companhia apresenta dívidas, quando ela teve qualquer tipo de processo por inadimplência e coisas assim. No entanto, a existência de questões trabalhistas na Justiça também pode ser integrada.
O problema é que essas questões trabalhistas podem cooperar para que a companhia adquira um problema financeiro também, ainda mais se existem indenizações muito grandes ou então multas.
Empresas inexistentes
Algumas das listas que a Junta Comercial do Estado de Roraima tem são as de empresas que já não existem. Cada município funciona como um link e as pessoas clicam nele: com isso, uma relação com todas as companhias naquela área que já foram desativadas é mostrada.
Mão estar nessa relação é excelente para as empresas de Roraima porque é um modo de assegurar para o BNDES que essa companhia existe e que os recursos que forem dados por ele realmente estão em alguma atividade corporativa que seja legal.
Certidões
Para que as empresas tenham um documento formal de que ela existe, de que está regular e outros dados, elas podem pedir à JUCERR que faça uma das certidões que ela disponibiliza. Naquela que é chamada de “inteiro teor”, as companhias vão ter os seus registros completos colocados nesse documento. Muitas minúcias dessa instituição poderão ser visualizadas, mas é requerido que a companhia selecione qual é o tipo de dado que elas querem que seja reproduzido.
Falando das certidões que são mais simples, os contextos nos quais as companhias podem usá-las também são bem menos complicados. Essas empresas podem aproveitar essas certidões menos complexas para contextos como troca de sócios e outras coisas. Porém, é recomendado sempre ver no site da junta comercial quais são as informações que as determinadas certidões têm para saber se ela poderá ser apresentada.
Como são esses pedidos?
A Junta Comercial do Estado de Roraima é acessada em http://www.jucerr.rr.gov.br/ e todos os empreendedores podem, tendo o CNPJ, fazer esses pedidos. Nas áreas de certidões, basta que os empreendedores determinem quais são os tipos e que preencham com o CNPJ, não sendo exigido que as companhias preocupem-se com as validações.
Essa junta roraimense está na Avenida Jaime Brasil, no número 157, em Boa Vista. O seu funcionamento vai das 7h30 às 13h30. As empresas de Roraima podem ligar para (95) 2121 5353 para perguntar sobre serviços.