Mesmo com muitas empresas buscando as prefeituras para dados sobre alvarás e sobre outros processos, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (JUCEAL) tem imensa utilidade para que as atividades empreendedoras dessa unidade federativa sejam satisfatórias. Se essa junta é uma auxiliar importante para as companhias, é uma auxiliar ainda mais necessária para os órgãos públicos, que poderiam não dar conta com tantas solicitações.
Somente a respeito dos alvarás, já seria suficiente para que os empreendedores precisassem esperar por muitos meses. No entanto, enquanto as Prefeituras alagoanas realizam todas as liberações, a junta comercial ganha a responsabilidade de apresentar as consultas. Por isso, as empresas que precisam conferir como estão os seus alvarás ou até que têm de dar uma certificação sobre ele podem ir até a JUCEAL.
Manuais
As companhias de Alagoas têm muitas requisições para fazer, importações e mais. No entanto, cada tipo de coisa dessa tem a sua legislação, os seus documentos e os seus próprios processos. Com isso, é claro que os manuais são importantes e a Junta Comercial do Estado tem diferentes manuais para que as companhias consultem.
Se essas empresas preferirem, elas também poderão guarda-los por meio de um download gratuito para que eles sejam revistos quando ocorrerem novas importações e outras atividades.
Autenticidades
Não adianta que a companhia tenha um documento, mas que ele não tenha reconhecida a sua devida autenticidade. Para que muitas documentações corporativas sejam validadas, as empresas podem usar a JUCEAL: um documento a respeito do qual ela dá atestado de autenticidade é a chancela. As companhias dessa unidade federativa têm ainda a autenticidade de todas as suas certidões.
Certidões: todas as corporações de Alagoas precisam delas?
Essas certidões nunca vão ser obrigatórias para nenhuma empresa. Elas são recursos para que essas corporações possam tentar as licitações, possam fazer vendas de alguma porcentagem sua e mais. Afora esse tipo de circunstância, nenhum empreendedor precisa portar, por exemplo, uma certidão de inteiro teor.
Aliás, para as empresas que nunca usarão a certidão de inteiro teor, ela é uma espécie de cópia que a junta comercial alagoana faz de algum registro que ela tenha a respeito dessa companhia. Ela poderá também ser trocada pela certidão simples, mas elas serão usadas para situações diversas: para que se peça a simplificada, a empresa precisa desejar um financiamento ou qualquer outra coisa que aceite somente a confirmação do CNPJ, sem que se solicitem aprofundamentos maiores.
Como requisitar algo da JUCEAL?
Não é necessário que se queira um alvará ou alguma forma de certidão: os empreendedores podem desejar apenas uma orientação. O site http://www.juceal.al.gov.br/site/pt-br/ tem os canais para que os empresários possam ser atendidos e também os links para que cada um dos documentos seja requisitado.
Importa avisar que os empreendedores alagoanos vão encontrar um valor para as suas certidões, assim como para os outros documentos. A Junta Comercial de Alagoas está localizada na Avenida Fernandes Lina, em 1.681. Os seus expedientes são entre as 8h e às 13h30, inclusive com o número (82) 3315-9903.