A requisição de visto para os Estados Unidos da América tem alguns documentos para se apresentar e para se preencher e o formulário DS 160 é um dos mais conhecidos. Ele é virtual e absolutamente todos que querem um visto americano precisam fazê-lo, não importando nem mesmo que tipo de visto é.
Esse formulário possui tanta importância que, quando se colocam dados errados nele, existe o risco até de o Consulado negar o visto. Sendo assim, a pessoa terá de fazer a requisição dele de novo e, assim, um novo DS 160.
Como ele tem de ser preenchido?
Primeiro, a pessoa acessa https://ceac.state.gov/GENNIV/Default.aspx e escolhe qual é a localidade para onde ele deseja o visto. Após, deve-se copiar o captcha e clicar em “start na application” para colocar as informações pessoais: normalmente, são suas telas com essas perguntas.
Será preciso colocar também o endereço no país em que se mora e as informações a respeito do passaporte. Vale dizer que o passaporte só será aceito se ele tiver mais de 180 dias de validade: se ele for vencer antes disso, o solicitante terá de renová-lo primeiro.
As próximas informações que o formulário DS 160 vai pedir são a respeito da viagem e, se for com uma companhia turística, também será preciso colocar alguns dados. O questionário perguntará se esse indivíduo já esteve antes no território americano e pedirá formas de contato.
Os familiares de quem está pedindo o visto também serão mencionados: é preciso dar ao Consulado dos Estados Unidos da América algumas informações simples. Será perguntado se esse solicitante está estudando ou se ele tem algum trabalho. Uma vez que o formulário está totalmente preenchido, é indispensável que se revise minuciosamente tudo. O sistema vai requisitar a assinatura eletrônica e, com isso, o Consulado americano vai avaliar o DS 160 e deve-se lembrar de imprimir a tela de confirmação.
Todos os dados serão confirmados
Esse formulário é para antes de ir ao Consulado dos EUA, inclusive porque a tela de confirmação tem de ser mostrada. Já no Consulado, será preciso dar vários documentos e entre eles estarão as confirmações das coisas que os solicitantes colocaram no formulário. Por isso, é fundamental que quem pede o visto seja absolutamente honesto quando fizer o DS 160.
Dificuldades
Para preencher esse formulário, vai ser necessário ter certo nível de Inglês ou, pelo menos, contar com um tradutor ou com um dicionário. É importante que qualquer campo que não tenha sido entendido seja avaliado melhor antes de preencher.
Excetuando-se a língua, esse formulário é simples, mas extenso. Se a pessoa vai para o país com alguma agência de intercâmbio e coisa parecida, é comum que ela mesma faça esse formulário. Mesmo que o indivíduo queira ir como turista, pode encontrar consultorias de intercâmbios para auxiliar com esse documento e até algumas agências de turismo dão certos direcionamentos. Um local bastante viável para se ter as orientações é o próprio Consulado, sendo melhor que se vá pessoalmente para tirar dúvidas.
Não falo inglês,na entrevista não passaria correto?
A minha entrevista foi em português