Viagem para o Chile: veja os documentos necessários e importantes

O Chile está entre os principais destinos dos brasileiros quanto o assunto é viagem para o exterior. Isso porque o país está bem próximo ao Brasil e oferece lindos pontos turísticos, neve, hospitalidade a um preço razoável. Somente em 2016, o Brasil registrou 438,9 mil viagens para o Chile, o que é quase o dobro do registro em 2008 e 20% a mais que o registro de 2015.

Mas assim como na maioria dos países estrangeiros, é necessário apresentar alguns documentos importantes para entrar no Chile. Neste post explicaremos em detalhes quais são esses documentos e tudo que você deve saber para viajar para o Chile. Confira a seguir quais documentos são necessários para entrar no Chile:

mapa chile

 

Documentos necessários

De acordo com uma lei estabelecida em 2008 dentro do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), viagens de turistas dentro do bloco precisam apenas da cédula de identidade como documento para entrar em qualquer país do bloco econômico. Ou seja, viagens para o Chile podem ser realizadas apenas com a cédula de identidade, sem a necessidade de visto, passaporte, entre outros documentos burocráticos.

Lembrando que essa lei só se aplica aos turistas que fazem parte do bloco ou seja associado a ele, como é o caso do Chile. Nesse caso, a regra se aplica aos brasileiros, chilenos, argentinos, paraguaios, uruguaios, colombianos, peruanos, equatorianos, surinamês e guianêsDocumentos necessários para viajar com criança menor de idade

 

Cédula de identidade

Embora o Chile aceite a cédula de identidade como documento para entrar no país, é preciso seguir alguns parâmetros para a escolha do documento. Por exemplo, nem todos os documentos de identidade são aceitos.

Os documentos que não são categorizados como cédulas de identidade são: Carteira Militar, Carteira Funcional, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), entre outros documentos.

Já os documentos aprovados como cédula de identidade são todos as Carteiras de Identidade emitidas pelas Secretarias de Segurança Pública do país. Além do RG, é possível apresentar o Passaporte como cédula de identidade. Nesse caso, ele pode ser apresentado em substituição ao RG, mas não precisa ser apresentado obrigatoriamente.

Além dessas características do que é aceito ou não pelo país vizinho, é importante que você tenha em mente as condições do seu documento de identidade. Caso o seu RG ou Passaporte estejam vencidos, eles não serão aceitos para entrar no Chile. O mesmo vale para documentos rasgados, rasurados, com foto antiga, entre outras características.

montanhas no chile

 

Passaporte

Como já mencionamos, o passaporte não é um documento obrigatório para entrar no Chile. Como o Chile é um associado do Mercosul, ele também segue as leis que se aplicam no bloco econômico. Sendo assim, não é necessário apresentar o passaporte para entrar no Chile.

Mas caso você queira apresentá-lo como documento de identidade ou ainda para ter o registro de viagem em seu documento, ele deverá estar dentro da validade e em perfeitas condições. Documentos para Passaporte

 

Visto

Assim como o passaporte, o visto chileno não é necessário para que os brasileiros entrem no país. Isso também faz parte da lei criada dentro do Mercosul, que visa apenas a apresentação da cédula de identidade para adentrar em qualquer país participante do bloco ou afiliado a ele.

Sendo assim, os brasileiros podem viajar para o Chile sem a necessidade de pedir um visto de turismo. Contudo, os brasileiros pode ficar por no máximo 90 dias no país sem portar um visto chileno. Períodos de permanência maiores que esse deverão ser acompanhados de algum visto, como o de trabalho ou o de estudante.

Além disso, caso você queira entrar no Chile para Trabalhar ou Estudar, será necessário solicitar o visto antes de viajar para o país. Essas regras válidas dentro do Mercosul se aplicam somente as viagens com carácter turísticas. Viagens para trabalho ou estudo devem sempre ser acompanhadas do visto local.

 

Documentos importantes

Mesmo você não sendo obrigado a apresentar nenhum tipo de documento a não ser a cédula de identidade, é importante ter alguns documentos em mãos. Esses documentos na verdade são comprovantes do objetivo da viagem.

Geralmente, os agentes de imigração solicitam esses tipos de comprovantes para que os estrangeiros possam entrar no país. Lembrando que isso não é obrigatório, mas pode te barrar na entrada do país. Por isso, tenha em mãos alguns comprovantes como a sua passagem de volta, reserva do hotel, comprovantes bancários, entre outras comprovações.

Esse tipo de documento mostra o seu interesse em entrar no país. Além disso, os agentes de viagens avaliam cada estrangeiro considerando suas economias para sobreviver no país e a possibilidade deles retornarem ao país de origem.

 

Seguro-viagem

Uma das preocupações de quem viaja para outros países é o seguro-viagem. Esse valor pago a mais em um pacote de viagem nem sempre é recomendado, mas no caso do Chile, ele pode ser viável. Isso porque o país vizinho não possui atendimento médico gratuito. Sendo assim, se você tiver uma emergência médica durante a sua estadia no Chile você terá que pagar por um atendimento hospitalar.

No caso dos turistas, o atendimento emergencial é feito pelo pronto-socorro. Já o pagamento deve ser feito integralmente pelo turista. Neste pagamento os chilenos incluem medicamentos, insumos e os profissionais que prestaram atendimento hospitalar. Imagine só o quanto uma emergência poderá custar.

Então, nesse caso os seguros-viagem podem ser vantajosos, pois se você sofrer algum problema médico durante a viagem poderá se tratar sem nenhum custo adicional. Caso você opte por realizar um seguro-viagem ao viajar para o Chile, procure por um bom plano que tenha cobertura integral e reembolso total das despesas emergenciais.

Além disso, pesquise cuidadosamente o histórico da empresa que você pretende contratar o seguro e todos os termos que você terá que aceitar para fazer o contrato.

 

Cuidados com documentos

Ao viajar, também é importante redobrar os cuidados com seus documentos pessoais, principalmente aqueles que comprovem sua identidade. Sendo assim, é recomendado que você mantenha seus documentos em um local seguro, como no cofre do hotel. Roubo, perda e furto de documentos: o que fazer e como tirar novos documentos?

Para manter sua identificação sempre em mãos, tire uma cópia do seu RG ou Passaporte, mas mantenha o original guardado. Caso você precise do original, cuide para não perdê-lo ou ter seu documento furtado ou roubado no Chile. Esses cuidados são essenciais para que você evite problemas na hora de voltar ao Brasil.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.