Documentos necessários para o FIES

Criado pelo Ministério da Educação em 1999, o Fies tem como objetivo principal facilitar o acesso a formação superior. Através do programa, os estudantes podem financiar cursos de graduação em instituições privadas do país. Tudo isso pode ser acessado através de algumas regras e da apresentação de documentos exigidos para inclusão no sistema.

Inicialmente, o programa foi criado para substituir o antigo PCE, que era o Programa de Crédito Educativo. Contudo, o Fies ganhou fama entre os estudantes a partir do ano de 2010, período em que o programa foi reformulado e ampliado para atender mais estudantes.

Neste ano, o Fies espera ofertar até 310 mil vagas para novos financiamentos. Desse total, 155 mil vagas de financiamento já foram ofertadas para o primeiro semestre de 2018. Chamado de Novo Fies, a edição deste ano também contará com novas regras para quem deseja financiar a faculdade.

De acordo com as novas mudanças do programa, o Fies 2018 contará com financiamentos com juros zero. Confira a seguir todas as mudanças do programa, as principais regras para adquirir o financiamento e os documentos necessários para o Fies:

LOGO do FIES

 

Confira a lista de documentos para cadastro no FIES

A participação no programa de Financiamento Estudantil ocorrem através de duas etapas muito importantes. A primeira delas é a inscrição inicial no programa, que deve ser feita pela internet. Para informações sobre inscrições, entre no site do FIES: http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.php

O Governo Federal estabelece todos os anos um calendário específico para as inscrições do Fies. Neste ano, as inscrições para o primeiro semestre foram realizadas entre 19 e 28 de fevereiro. Sendo assim, os estudantes devem sempre se atentar ao prazo de inscrição para não perder esta oportunidade.

Após essa primeira etapa, os candidatos são submetidos a uma segunda etapa muito importante chamada de FiesSeleção. Somente os candidatos pré-selecionados entram para o FiesSeleção, ou seja, esses candidatos são os que mais têm potencial de conseguir o financiamento.

Nesta segunda etapa o candidato deve completar sua inscrição no programa preenchendo um formulário no sistema. Após o preenchimento das informações, os pré-candidatos ainda devem comparecer à CPSA mais próxima e validar as informações cadastradas no sistema.

Depois da validação das informações, os estudantes que forem selecionados para o financiamento estudantil deverão apresentar os documentos necessários para participar do programa. O prazo máximo para que isso aconteça é de apenas 10 dias. Nesse período os estudantes deverão apresentar os documentos e formalizar o contrato de financiamento estudantil.

Os documentos necessários para o Fies correspondem aos comprovantes de renda, endereço e documentos de identificação do estudante. Todas essas exigências são necessárias para identificar os estudantes e classificá-los dentro do programa para as vagas ofertadas. Neste processo, os candidatos deverão ter em mãos os seguintes documentos necessários para o Fies:

  • Documento de identificação com foto do estudante e de todos os membros do grupo familiar (exemplo: RG, Identidade Militar, CNH, RNE, Carteira de Trabalho ou Passaporte).
  • Comprovante de residência (exemplo: conta de energia, água ou telefone, contrato de aluguel, boleto bancário, contracheque, declaração de IRPF, carnê de IPTU, fatura de cartão de crédito, entre outros documentos que podem ser utilizados).
  • Comprovante de renda (exemplo: declaração de IRPF, três últimos contracheques, carnê do INSS, CTPS registrada, notas fiscais de vendas, comprovante de recebimento de aposentadoria, extrato bancário trimestral, entre outros documentos que podem ser utilizados).

documento FIES

 

Principais regras do programa

Para participar do Fies os candidatos ao financiamento devem seguir certos pré-requisitos, dentre eles a apresentação dos documentos necessários para o Fies. Na edição deste ano o programa apresenta novas regras e algumas mudanças na participação dos estudantes. As principais regras do programa são:

  • Possuir renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimos por pessoa;
  • Ter participado de alguma edição do Enem a partir do ano de 2010;
  • Ter obtido o mínimo de 450 pontos em todas as modalidades da prova do Enem;
  • Não ter zerado na prova de redação do Enem.

Contudo, algumas exceções são aplicadas em relação a participação no programa Enem a partir da edição de 2010. Alguns candidatos contam com isenção da prova para participar do Fies, sendo eles:

  • Professores da rede pública de ensino durante o magistério na educação básica;
  • Integrantes do quadro de profissionais de instituições públicas do país;
  • Estudantes matriculados em cursos de licenciatura, tanto no normal superior quanto nos cursos de pedagogia.

 

Regras do processo seletivo

Durante a fase de processo seletivo, o programa seleciona os candidatos de acordo com as prioridades de financiamento e a oferta de vagas. Contudo, se o candidato não é selecionado na primeira fase, há ainda a possibilidade dele ser chamado enquanto está na Lista de Espera.

 

Aditamento e término do contrato

O processo de renovação de contrato no programa é intitulado de aditamento. Durante esta fase do Financiamento Estudantil os estudantes contam com duas opções. A primeira delas é a renovação do contrato simplificada, onde não há mudanças nas cláusulas contratuais. Já a segunda opção é a não simplificada, onde há mudanças no contrato.

Em relação ao encerramento do contrato, após o período de carência e amortização da dívida os estudantes devem começar a pagar o financiamento automaticamente. Contudo, há ainda a opção de encerramento antecipado, onde o estudante pode liquidar seu saldo antes do término do contrato.

 

Principais mudanças do Fies 2018

As principais mudanças do programa para este ano foram a quantidade de vagas ofertadas a juro zero. A edição completa deste ano somará ao total 100 mil vagas exclusivas para estudantes mais carentes, onde a taxa de juros será zero. As vagas restantes do programa, que correspondem as outras 210 mil, terão juros variáveis combinados com cada banco em específico. Lembrando que neste ano, 155 mil vagas já foram preenchidas para o 1º semestre.

Outra mudança muito importante para quem irá se submeter ao Fies ainda neste ano é o fim da carência de 18 meses. A carência do Fies era um período estabelecido em contrato onde o estudante começava a pagar o financiamento após 18 meses do término do curso. Agora, os estudantes deverão começar a pagar o financiamento assim que terminarem o curso, desde que estejam empregados.

Por fim, este ano os estudantes poderão financiar cursos de graduação em até 14 anos. O novo prazo máximo de financiamento já está valendo para a edição do Fies 2018.

1 comentário em “Documentos necessários para o FIES”

  1. BOM DIA!!!

    MINHA FILHA CONSEGUIU FIES INTEGRAL, DEPOIS DE UM ANO DE FACULDADE. COMO JÁ ERA DE MAIOR, NÃO PEGUEI NO PÉ PARA FISCALIZAR COMO ESTARIA O ANDAMENTO DO FIES. ELA TEM VÁRIOS PROBLEMAS NA VISÃO, E ISSO FOI AGRAVANDO, E ELA TRANCANDO AS MATRICULAS, POR VARIAS VEZES. E EU SEMPRE PERGUNTANDO: SE NÃO CORRIA RISCO DE PERDER O FIES, POR CONTA DOS TRANCAMENTOS, E ELA DIZENDO QUE NÃO. AGORA EM 2018, A VISÃO AGRAVOU, TEVE DE PASSAR POR UMA CIRURGIA DE CERATOCONE NO OLHO DIRETO, COLOCANDO UM ANEL DE FERRARRI, ONDE ESTAVA QUASE PERDENDO A VISÃO. O OUTRO OLHO TB PRECISARÁ SER FEITO CIRURGIA, SÓ QUE PODE ESPERAR. QUANDO NO FINAL DE 2018, FOMOS RENOVAR A MATRICULA PARA 2019…UMA BOMBA. TINHA PERDIDO O FIES. A FACULDADE EXPLICA QUE ELA TRANCAVA AS MATRICULAS LÁ, E NÃO NO SITE DO FIES. FICANDO EM ABERTO. ELA POR SUA VEZ, JUSTIFICAVA QUE NÃO SABIA, QUE PRECISAVA TRANCAR TB NO SITE DO FIES, ACHANDO QUE A FACULDADE COMUNICASSE O TRANCAMENTO. E SENDO QUE NO BANCO, AS PARCELAS JÁ ESTAVAM SENDO COBRADAS DESDE O MES DE JULHO/18. DESESPEREI COM TAMANHO DEBITO. TENHO MAIS TRES FILHO; UMA TERMINOU O ANO PASSADO, ONDE NÃO CONSEGUIU EMPREGO AINDA, E O FIES ESTÁ PRESTES A COMEÇAR PAGAR. OS OUTROS DOIS, COMEÇARAM A FAZER FACULDADE EM 2018, SENDO QUE UMA CONSEGUIR 87% DO FIES, GRAÇAS À DEUS; O OUTRO TENHO QUE PAGAR, POR NÃO TER ATINGIDO NOTA SUFICIENTE.
    ESSA QUE PERDEU O FIES, TERIA COMO REAVER A ABERTURA DO MESMO, CONTINUANDO PAGANDO AS PARCELAS, PARA NÃO PESAR MUITO PARA MIM? SENDO QUE ELA FALTA UNS DOIS ANOS PARA TERMINAR? NÃO QUEIRIA DEIXAR ELA SEM ESTUDAR, E AINDA COM ESSE DEBITO, QUE TEREI QUE PAGAR, SEM TERMINAR O CURSO, FICANDO COM GRANDE DIFICULDADE DE ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO.
    AJUDE-ME, COM ESSE GRANDE PROBLEMA, ESTOU MUITO AFLITA.
    GOSTARIA MUITO DE SER ATENDIDA.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ELYNEIDE FERNANDES CARVALHO BORGES – MÃE DE: KARYNNE KELLY FERNANDES BORGES – CPF 032.616.335-22
    ENDEREÇO: RUA JOSÉ FAGUNDES, 328 – SANTO ANTONIO – GUANAMBI-BA – CEP: 46.430-000. TELEFONE 77 3451-1760 / 77 98826-8001 / 77 99137-9741.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.