A entrada nos Estados Unidos da América só pode ser feita quando se tem o visto americano: todos os que não têm esse documento e tentam entrar no país são considerados ilegais e passam a correr o risco de uma deportação. Normalmente, o visto para os EUA está dentre os mais trabalhosos para se conseguir e existem diversos deles, de acordo com o que as pessoas desejam fazer naquele país. Muitos dos emitidos são para o turismo, que é o conhecido visto para turista.
Documentação
O Consulado dos Estados Unidos da América vai pedir ao pretenso turista alguns documentos para o trâmite do seu visto, sendo eles página de confirmação que é gerada quando se faz o formulário DS-160 e os documentos pessoais que foram requisitados lá, além do passaporte e também da confirmação de agendamento.
A respeito do passaporte, a sua validade não pode ser nos 180 dias seguintes: se a pessoa está solicitando o visto em janeiro, por exemplo, ele tem obrigatoriamente de continuar válido até o mês de junho. Documentos para Passaporte
Uma preocupação que o consulado tem é garantir que esses turistas vão retornar ao seu país, ou seja, que eles não chegarão com visto de turista e permanecerão; por isso, vale a pena que os pretensos turistas mostrem que tem razões para voltar depois da viagem. Alguns dos documentos que se devem usar são certidão de nascimento dos filhos e declaração do imposto de renda, além de escritura de imóveis e ainda de contrato social de qualquer negócio que se tenha, ou CPF. Site oficial para todos os detalhes: https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/noivos/a-entrevista/
Para afirmar ao Consulado Americano que não se vai ficar no país definitivamente, também se pode levar certidão de casamento e ainda documento de veículo, além de atestado de que se está estudando e holerites ou então a CTPS. Há três documentações que são vitais para o visto dos EUA: os estratos bancários que mostrem as finanças no último trimestre e o imposto de renda, bem como os holerites também do último trimestre. Para melhores detalhes, veja o site: http://www.solicitandovistoamericano.com/documentos-para-visto-americano/
Demais vistos
Como dito, tem-se outras modalidades de visto americano e os documentos para elas diferem um pouco. O visto de estudante, por exemplo, é para as pessoas que vão fazer um curso e costuma ser solicitado o documento da instituição americana garantindo que aquela pessoa está mesmo com intenção de matrícula.
Há ainda o visto para jornalistas, sendo preciso que se comprove que essa é a sua profissão. No caso do visto de negócios, o Consulado dos EUA pode pedir comprovação de que se estará em algum evento corporativo, como feira e coisas assim. O visto diplomático também é dado, mas somente para os diplomatas e para os indivíduos que atuam na Política.
Negado
Quem requer o visto americano tem de estar preparado para que, eventualmente, ele seja negado. No geral, o Consulado não o dá quando não se comprova renda suficiente para a viagem, por exemplo, além de não se conseguir atestar estudo no país, se a pessoa for estudante.