As pessoas que têm a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisam prestar atenção a quando ela expira e, antes desse período, solicitar a sua renovação. Isso serve para os condutores de qualquer veículo e de qualquer categoria, havendo punições sérias para os cidadãos que não providenciam a nova CNH e continuam dirigindo.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) orienta os motoristas de cada UF a respeito de onde fazem a requisição de nova carteira e aqueles que a tiraram antes de 1999 precisarão realizar os novos cursos de Direção Defensiva e também o de Primeiros Socorros.
Documentação envolvida na renovação
O motorista que procurar o Detran do seu Estado fará formalmente a solicitação de nova carteira de motorista e isso pode ser realizado pelos seus sites. Será agendado o dia em que essa pessoa precisará ir ao Departamento Estadual de Trânsito e, nessa ocasião, ela terá de levar a sua CNH antiga e os seus documentos pessoais: a unidade de cada UF especifica-os no site. É fundamental que o condutor lembre de levar o protocolo.
O órgão vai explicar quais exames médicos esse condutor tem de fazer e ele pode ser diferente para cada função profissional e categoria; um exemplo é que os motoristas que renovam a CNH precisam refazer também o seu psicotécnico. Destaca-se que os exames só serão aceitos pelo Detran se forem realizados em alguma das suas credenciadas.
Depois, o condutor terá a taxa para pagar e ela é bem semelhante em todos os Estados. Além disso, o valor será maior no caso de o cidadão preferir que a sua nova carteira de motorista seja mandada através dos Correios. Para que o Departamento Estadual de Trânsito emita a CNH, a pessoa vai de novo até a sua unidade com o comprovante de pagamento e com os possíveis exames médicos.
O que acontece com o condutor que dirige mesmo com a sua carteira vencida?
Mesmo com a facilidade para que o documento seja renovado e com o se custo baixo, ainda existem diversos brasileiros que escolhem continuar dirigindo seu veículo sem fazer a renovação. Se algum policial descobrir, esse motorista vai ficar com o seu veículo apreendido, sendo ele direcionado para o pátio e só sendo recolhido no caso de alguém habilitado pagar a devida diária.
Uma vez que a condução com a CNH vencida é uma infração gravíssima, esse motorista pagará R$ 293,47 como multa e serão colocados 7 pontos na sua habilitação. Vale dizer que um dos principais perigos para quando a carteira de motorista está vencida é a ocorrência de acidentes: se existe um tempo de validade é porque, depois dele, o condutor poderá ter a sua capacidade de guiar modificada, seja por uma condição psicológica ou até por uma simples mudança de grau de óculos.
Vencimento da CNH
Se o condutor passou dos 65 anos, a sua carteira será válida por 36 meses. Para os que têm até essa idade, a sua CNH será válida por 60 meses.