Documentos necessários para entrar no Uruguai

Viajar para o Uruguai faz parte dos sonhos de muitos brasileiros. Afinal, quem nunca pensou em conhecer Montevidéu ou a Colonia del Sacramento? Para todos esses trajetos incríveis você precisará ter uma documentação específica que irá permitir uma viagem tranquila dentro do Uruguai.

Documentos como cédula de identidade, passaporte e vistos, são quase que um padrão para viagens internacionais. Contudo, nem todos os países são tão rígidos quanto a entrada de visitantes brasileiros, assim como há países que são ainda mais rígidos com o tipo de documentação padrão.

No caso do Uruguai, nós falaremos sobre todos os documentos e pontos importantes que você deve se ater para entrar no país vizinho. Além disso, falaremos sobre como esses documentos devem ser apresentados, quando e quais são os documentos em caso de viagens de carro, moto ou avião. Confira todas essas informações a seguir começando pelos documentos necessários para entrar no Uruguai:

bandeira do Uruguai com mastro

 

Documentos necessários em viagem ao Uruguai

Como todas as viagens têm suas particularidades, neste post falaremos quais documentos você deve apresentar para entrar no Uruguai de avião, carro e moto. Além disso, abordaremos sobre a documentação necessária para entrar no país vizinho com animais de estimação.

Para todas as viagens, independente do meio de entrada ou se irá ou não levar animais de estimação, é importante apresentar os seguintes documentos:

  • Passaporte;
  • Cédula de identidade (RG).

Como cédula de identidade, falamos especificamente sobre o RG. Documentos como CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e Carteiras Profissionais (CREA, CAU, entre outras), não são aceitos como documentos de identidade para entrar no Uruguai.

Além disso, é importante salientar que os dois documentos obrigatórios devem estar dentro do prazo de validade, com fotos recentes e em boas condições.

 

Documentos necessários para menores de idade

Os viajantes menores de idade precisam apresentar a Autorização dos Pais ou Responsáveis para entrar no país vizinho. Esse documento deve ser reconhecido em cartório e acompanhado dos documentos obrigatórios para qualquer tipo de entrada no Uruguai. Nesse caso, o modelo de autorização poderá ser adquirido através do site da Polícia Federal.

Há ainda uma outra opção que é a impressão do passaporte com uma autorização já incluída identificando a autorização dos pais ou responsáveis.

 

Viagens de carro e moto

Se você pretende entrar no Uruguai dirigindo, saiba que não é necessário ter uma CNH internacional. Contudo, essa é uma dica muito valiosa, pois o documento traduzido facilita a comunicação com os agentes de trânsito do país. Sendo assim, o aconselhado é que você opte pela CNH internacional, mesmo ela não sendo obrigatória.

Agora sobre o veículo, temos as seguintes possibilidades: carro próprio ou carro de terceiros. Veja os documentos necessários para cada uma dessas modalidades, lembrando que elas também valem para moto.

Praia de montevidéu no uruguai

 

Carro ou moto próprios

Caso o carro seja seu, então você deverá apresentar a sua Carteira Nacional de Habilitação ou a CNH internacional, documentos de porte obrigatório do veículo e a Carta Verde.

 

Carro ou moto de terceiros

Caso a viagem seja feita através de carro alugado, emprestado ou ainda financiado, você deverá apresentar além de todos os documentos já citados, uma procuração feita por um advogado identificando que você tem permissão para viajar com aquele veículo. Essa autorização deverá ser autenticada pelo próprio Consulado Uruguaio.

 

O que é carta verde?

A carta verde é um tipo de seguro obrigatório para todos os países que participam do Mercosul (Mercado Comum do Sul). Esse tipo de documento é obrigatório apenas para viagens de carro ou moto. Sendo assim, ele deverá ser impresso através de uma seguradora ou ainda na própria locadora de veículos caso você vá viajar com um veículo alugado.

 

Documentos necessários para viajar com animais de estimação

Para levar o seu animalzinho de estimação em uma viagem internacional, é preciso seguir algumas regras importantes. Essas regras geralmente são aplicadas para qualquer viagem internacional, mas falaremos mais especificamente sobre o Uruguai.

O país vizinho exige apenas que o dono do animal apresente o CVI, que é o Certificado Veterinário Internacional. Através desse documento, o Ministério da Agricultura deverá informar o Uruguai que o animal está livre de doenças e está com as vacinas em dia. Para adquirir esse documento, você deverá ir até uma unidade da Viagro, que é a Vigilância Agropecuária, e fazer a solicitação.

Essa solicitação deverá ser acompanhada de um atestado veterinário onde deverá constar as seguintes informações: vacinação antirrábica, contra a tênia equinococcus contendo o princípio ativo Praziquantel. Todas essas vacinas deverão ser aplicadas em no máximo 72 horas antes do pedido do CVI.

A boa notícia é que esse documento pode ser adquirido de forma gratuita. Já a duração dele é válida por 60 dias corridos.

 

Vacinas obrigatórias

O Uruguai não exige que nenhuma vacina seja tomada pelos visitantes estrangeiros. Então se você estava preocupado com o surto de febre amarela, fique tranquilo que é possível entrar no país sem tomar a vacina. Isso porque o Uruguai possui um alto nível de segurança e qualidade sanitária, o que permite uma maior liberdade para os visitantes em relação a vacinação.

 

Seguro-viagem

O Uruguai também não exige nenhum seguro-viagem para que seus visitantes desfrutem de maravilhosos momentos no país. O seguro-viagem internacional é mais pedido em países da Europa, sendo uma regra obrigatória para destinos como a França, Portugal, entre outros do bloco europeu.

No caso do país vizinho, esse tipo de seguro não é obrigatório, mas pode ser feito por qualquer cidadão caso queira. Ele poderá cobrir gastos inesperados como problemas de saúde, perda ou roubo de documentos, entre outros aspectos importantes que podem ser cobertos pelo seguro-viagem.

 

Visto uruguaio

Como você já deve ter observado, em momento algum citamos que o visto é um documento obrigatório para entrar no país. Isso porque todos os países que fazem parte do Mercosul não exigem o visto para a entrada de visitantes que também façam parte desse bloco econômico. Como o Brasil e o Uruguai fazem parte, os brasileiros podem viajar para o país vizinho sem a aquisição de um visto.

Contudo, é importante lembrar que essa regra só se aplica para as viagens turísticas. Caso a viagem seja mais longa, é preciso adquirir um visto adequado para a finalidade.

1 comentário em “Documentos necessários para entrar no Uruguai”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.