A declaração de amasia, que também é chamada de carta de amásia, é quase o mesmo que um documento um pouco mais recente: a declaração de união estável. A questão é que o termo “amasia” já caiu um pouco em desuso na vida cotidiana, apesar de ainda ser reconhecido no Direito.
A declaração de amásia é para o casal que está junto e que precisa que a justiça os veja como pessoas ligadas. No geral, essa declaração tem um nível menor de formalidade que a união estável e, assim, não concede tantas vantagens, apesar de também ter de estar em um cartório.
Qual é a relação entre a declaração de amásia e os presídios?
Os indivíduos que estão presos não podem receber visita de qualquer um: o sistema prisional tem um registro de quais são as pessoas que têm relacionamento com aquele preso, como a família ou então o cônjuge, e só assim possibilita a visitação. A questão é que existem muitas pessoas que não são casadas, mas que convivem juntas ou têm um relacionamento fixo e, para serem admitidas no sistema carcerário, fazem a declaração de amásia.
As pessoas que possuem a carta de amásia podem receber os benefícios sociais?
Apesar de a carta de amásia e de a declaração de união estável serem bem semelhantes, é preciso que um advogado seja consultado a respeito do recebimento de benefícios financeiros. É possível que o órgão que tem de pagar aceite unicamente se o documento for a declaração de união estável tradicional.
Antes de solicitar um advogado, pode-se ir diretamente ao órgão e perguntar a respeito dos documentos que são permitidos. No caso de a certidão de amasia não ser, aí sim o cidadão deve recorrer à representação de um advogado.
Como se realiza a declaração de amasia?
Escreve-se primeiro “eu” e depois o nome da pessoa amasiada, com o seu documento de identidade e também o seu CPF, dizendo-se que se declara estar em uma relação com a outra parte, que também será explicitada junto aos seus documentos pessoais. É importante que se mencione em qual unidade correcional essa pessoa está presa e é indispensável que haja a assinatura de duas testemunhas, que inserirão o seu CPF e também o número da sua identidade.
Quem prepara essa declaração de amasia tem de recordar de, antes de as testemunhas assinarem, colocar a data, sempre com o mês escrito em vez de ser assinalado só por número, e o local.
O que acontece quando o relacionamento não existe mais?
No caso de os casais que estão declarados na amasia separarem-se, a pessoa que assinou aquela declaração precisará ir ao cartório e pedir que ela seja cancelada. Normalmente, não é necessário que o outro participante concorde, apesar de ser indicado que se trate com ele antes.
Sendo assim, a pessoa escreverá outra declaração onde dirá que não existe mais aquele laço com o indivíduo em questão, colocando duas testemunhas. Todos os documentos pessoais citados na amasia precisarão ser repetidos.
Como fazer papel de amacia
Eu fiz tudo esse procedimento mas onde ele está preso reprovou falou que estava faltando um carimbo que não sei qual é está tudo certo oque devo fazer