Consultar CPF pelo Nome

Quase todos os brasileiros já conhecem a expressão “nome sujo”. Infelizmente, são muitos os que conhecem porque já passaram por essa restrição. No entanto, o que alguns não compreendem é que o seu CPF está completamente ligado à consulta pelo seu nome, já que todas as dívidas que as pessoas têm ficam armazenadas em conjunto com o Cadastro de Pessoas Físicas.

Essa consulta é uma das táticas que as financeiras têm para que elas não tenham prejuízos. A função que elas possuem é a de não permitir que os bancos ou as outras organizações que as contratam deixem de receber e é por isso que ela avalia qual é o histórico de inadimplência. Para isso, ela consulta o CPF por meio do nome desse cidadão, ou seja, consulta as dívidas que esse documento armazena.

 

O que as financeiras descobrem?

Se o cidadão não está inserido no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o documento não vai conseguir acusar qualquer dívida. Aliás, isso precisa ser mencionado com mais firmeza: a consulta de CPF pelo nome apenas reporta as inadimplências que já chegaram ao SPC, que também é conhecido como o Serasa.

Os brasileiros que já fizeram algum acordo com o local para o qual devem e estão pagando parcelas já não podem constar e é por isso que essa consulta não vai reportar nenhum débito. Quando a dívida é mostrada, o SPC não mostra qual é o valor e nem para quem aquele cidadão deve: apenas é mostrado que há uma restrição para aquele nome.

Consultar CPF pelo Nome

 

Os bancos também usam a consulta do CPF pelo nome?

Os bancos têm o mesmo cuidado que as financeiras e, com isso, eles fazem as mesmas pesquisas pelo nome que essas outras instituições. É normal, por exemplo, que as pessoas precisem apresentar o seu cadastro de pessoa física quando estão requisitando algum empréstimo: isso é porque o banco deseja ter uma certificação de que aquela pessoa não está inadimplente.

 

A Polícia Federal ajuda com essa consulta?

Apesar de a Polícia Federal possibilitar diversas consultas e muitos documentos, ela não faz a consulta por nome. Porém, ela pode participar se o que o cidadão quer é corrigir algum dado ou se ele quer questionar qualquer forma de restrição que não é devida. Primeiramente, esse cidadão vai encaminhar-se à proteção ao crédito e, quando esse órgão não soluciona esse débito ou quando a restrição segue aparecendo, é a Polícia Federal quem poderá solucionar.

 

As pessoas também podem fazer a consulta do CPF pelo nome?

É claro que os cidadãos não conseguem acessar tão profundamente os bancos de dados que as financeiras veem, mas eles conseguem realizar uma mínima consulta, sim. A empresa que vai disponibilizar isso é Serasa e precisa-se acessar https://www.serasaconsumidor.com.br.

Os cidadãos que colocam o seu nome completo vão visualizar os débitos gerais e, se eles tiverem algum cadastro, podem consultar os detalhes, como os juros, os valores totais e até os acordos que podem realizar, sendo também atendidos por um chat.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.