Consulta RG

O Registro Geral é a documentação mais relevante que os brasileiros têm, inclusive porque ela é a primeira: cada criança, depois da sua certidão de nascimento, necessita ter um registro geral para que seja atendida pelos médicos, para que seja matriculada em qualquer escola e para outras coisas também. Porém, quando adultos, o RG continua sendo um dos documentos vitais do brasileiro e tê-lo regular na Polícia Federal é uma obrigatoriedade.

Contudo, existem cidadãos que encontram obstáculos para saber como é que o seu registro está: o seu documento está funcionando? Tem algum bloqueio? Saber dessa situação é primordial para que os indivíduos façam outro documento, se existir necessidade, e possam continuar apresentando-o nos atendimentos de que necessitar.

 

Quando esse documento pode estar bloqueado?

Uma situação padrão na qual o registro geral é sempre bloqueado é quando existe uma perda ou um roubo e, sendo assim, a pessoa realiza um boletim de ocorrência. Ressalva-se que a causa do bloqueio não é exatamente a perda ou o roubo, mas o B.O: é ele quem faz com que esse documento deixe de ser válido.Consulta RG

Se o registro geral está bloqueado, a maioria dos órgãos públicos verá uma anotação no seu sistema geral que dirá que há restrição. Um dos sistemas que mais acham esse tipo de bloqueio é o das financeiras: como elas buscam todas as minúcias antes de aceitar parcelamentos ou de financiar, é essencial para elas entender qual é a situação daquele documento.

 

Como é que os cidadãos podem trocar de RG?

O Poupatempo costuma ter, em São Paulo, uma grande área onde a população emite o seu RG e também o troca se existir bloqueios. Para as outras unidades federativas, os cidadãos precisam procurar o Governo e o seu serviço de documentos para saber onde pode ter a segunda via.

Algo que vale a pena esclarecer é que a numeração desse registro não vai mudar: a pessoa tem o mesmo documento pela vida inteira. Há cidadãos que acham que é incluído um número, por exemplo, para determinar que aquilo é outra via, mas isso não é real: se fosse acrescido mais um número, é claro que o documento seria mudado.

 

Como se consulta?

É o Instituto Dataprev que tem a plataforma necessária para se fazer a consulta desse documento: https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml. Não é preciso que se imprima o que o Dataprev mostrar: o importante é que o cidadão e si saiba se o seu documento pode continuar sendo apresentado ou se ele vai necessita de outro.

É recomendado que, periodicamente, as pessoas sempre passem pelo Dataprev para fazer esse tipo de conferência. Existindo tantos números de documentos e tantos brasileiros, não é estranho que algum erro cadastral seja feito e um registro geral acabe bloqueado sem dever.

Os cidadãos que virem que o seu documento está sendo apontado como bloqueado ou como tendo qualquer pendência podem imprimir, se desejar, aquela informação e ir até o Dataprev mesmo ou até o Poupatempo, podendo-se substitui-lo por qualquer órgão público similar.

2 comentários em “Consulta RG”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.