Consulta RENAVAM

Que todos os cidadãos brasileiros têm o seu próprio registro, que é por onde o Governo encontra-o em qualquer área do país, todos sabem. Entretanto, qualquer veículo que esteja no Brasil também tem o seu registro, sendo ele chamado de RENAVAM: é o Registro Nacional de Veículos.

Não importa se ele é uma motocicleta ou se é um caminhão: qualquer um que tenha motor e que requeira carteira de motorista vai necessitar desse registro. Existe um órgão para cuidar de todos os serviços que são dos veículos, que é o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Além de ele fazer, ele também tem uma base para que as pessoas vejam o veículo no aspecto legal usando o registro.

 

Quem é que assume o RENAVAM?

Uma observação é bastante cabível: esse documento tem como maior objeto o veículo e não aquele que o guia: para esses, existe a carteira de motorista. O registro do veículo terá o nome do seu proprietário; assim, se o pai adquiriu o carro para um filho, ele pode colocar esse documento com o seu nome ou com o nome dessa outra pessoa e quem estiver no RENAVAM será considerado o proprietário.

Consulta RENAVAM

 

Em que momentos esse registro precisa ser consultado?

Um veículo que estiver com esse registro fora da regularidade não poderá emitir o seu IPVA e também pode ter o seu licenciamento comprometido. Outro problema é que esse registro irregular também não deixa que alguém venda ou que compre o veículo, sendo primordial que se corrija o registro primeiro.

Com o DETRAN, todos os proprietários podem consultar se o registro do seu veículo está de acordo com o que é necessário. Usando esse número, as pessoas veem também outros dados, como se existem débitos relativos a multas e muito mais. Resumindo, usar esse registro é como fazer um raio-x: todos os dados sobre aquela moto, aquele caminhão ou então carros serão apresentados.

 

Onde os proprietários consultam?

É impossível que se aponte algum endereço eletrônico para que todo mundo consulte o RENAVAM porque o Departamento Estadual de Trânsito muda a partir da unidade federativa. Sendo assim, os cidadãos vão procurar DETRAN o Estado em questão e vão por na busca esse registro. Depois, colocarão o número desse registro do veículo e poderão visualizar os débitos e alguma possível irregularidade.

Os veículos são sempre investimentos que podem proporcionar aos proprietários uma dificuldade. Por isso, é bom que os cidadãos encarem o RENAVAM como uma conta bancária: é melhor que o sistema do DETRAN seja sempre visto para assegurar que esse órgão considera o veículo regular.

Recomenda-se que os cidadãos dirijam-se ao Departamento Estadual de Trânsito se quiserem consultar pessoalmente esse veículo. Na eventualidade de o sistema desse órgão mostrar que o automóvel está com pendências, os funcionários vão dizer imediatamente que tipo de problema é: sendo uma multa, por exemplo, esses indivíduos já podem pagar ou pensar em como vão recorrer. O Departamento Estadual de Trânsito tem atendimento por telefone e o site do Governo pode apresentar.

Sul

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.