Uma das principais dúvidas de pessoas que estão em busca de empregos ou prestando concursos públicos é: como tirar a certidão de antecedentes criminais e o que ela realmente mostra? Esse é um documento importantíssimo e seu principal objetivo é mostrar se o cidadão possui histórico criminal ou ficha limpa, sem expor maiores detalhes a respeito de sua conduta. Para muitas empresas, a apresentação desse documento é obrigatória, por isso, é bom estar sempre atento em como ter a sua certidão sempre atualizada. Felizmente, há diversas formas de requerer esse documento com rapidez e praticidade. Conheça abaixo como tirar a certidão de antecedentes criminais:
Nos postos de atendimento
A certidão de antecedentes criminais pode ser retirada nos postos de atendimento da polícia federal, departamento de polícia ou pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) de cada município que o possua. Os procedimentos para a solicitação e retirada desse documento podem variar de acordo com cada estado, por isso, recomenda-se que o solicitante telefone ou dirija-se a esses locais para se informar em detalhes sobre cada procedimento. É possível que hajam custos envolvidos nesse tipo de solicitação.
De qualquer maneira, para emitir a certidão de antecedentes criminais pelos postos de atendimento, o solicitante deverá ter em mãos as informações pessoais do cidadão a ser consultado, tais como nome completo, filiação, número de RG, data e local de emissão do mesmo.
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Pela internet
A emissão do atestado de antecedentes criminais também pode ser feita pela internet, em um serviço totalmente gratuito, rápido e prático, disponível para qualquer pessoa que tenha em mãos as informações solicitadas na consulta. Dessa forma, é possível emitir o documento oficial com total segurança e comodidade, a qualquer momento do dia ou da noite sem sair de casa.
Esse serviço é disponibilizado pela página da Polícia Civil de cada estado e a consulta deve ser feita sempre no site da Polícia Civil do estado correspondente à emissão do RG do cidadão a ser consultado, onde estarão listadas as informações requeridas.
Para isso, basta acessar a página da polícia civil do estado correspondente, clicar na seção de consulta de antecedentes criminais e preencher o formulário com todas as informações requisitadas. É importante preencher todos os dados corretamente e não deixar nenhum campo em branco, para não comprometer a autorização do documento.
Após preencher e enviar as informações, o solicitante poderá acessar o atestado de antecedentes criminais. Alguns estados emitem o documento automaticamente na página, porém, outros enviam o documento para o e-mail do interessado e, por isso, deve-se ficar atento a esses detalhes de cada região. De qualquer maneira, o serviço é muito simples e rápido.
É importante ressaltar que o atestado conta apenas se há uma resposta positiva ou negativa a respeito da questão se o indivíduo possui ou não antecedentes criminais e ele NÃO emite a folha criminal do cidadão. Por não possui selo, carimbo ou assinatura, esse documento acompanha um número de protocolo, que funciona como uma identificação digital, esta que poderá ser utilizada posteriormente em casos de validação do documento caso ele seja entregue a terreiros, evitando, assim, o risco de fraudes. A certidão de Antecedentes criminais tem a validade de 90 dias e, após esse prazo, é preciso emitir um novo documento.