Todos os rapazes que fazem 18 anos têm a obrigação de se alistarem no Exército Brasileiro e o não alistamento militar pode render a eles uma série de sanções, como não poder participar de processos seletivos públicos e a multas. Depois que o alistamento militar é realizado, contudo, os jovens precisam conseguir comprovar isso e é essa a função do certificado de alistamento.
Quem faz esse documento é o próprio Exército e ele é realizado na Junta Militar, ou seja. No caso dos brasileiros que estão fora do país, eles têm de ir até a Embaixada brasileira e realizar o alistamento, além de solicitar o seu certificado. Outras pessoas que têm a obrigação de se alistar são as estrangeiras, mas com cidadania brasileira.
Como as pessoas alistam-se e conseguem o certificado?
Os jovens vão levar até a Junta Militar a sua certidão de naturalização ou de nascimento, além de foto 3×4 e de comprovante de residência. Também é preciso que os jovens levem documentos pessoais: eles logo serão informados se estão dispensados de servir ou não, sendo também orientados sobre como solicitar o seu certificado de alistamento militar, que é de graça. Segunda via Certificado de Reservista
Antes da resposta sobre ser ou não convocado, esses jovens vão ter entrevistas com o Exército. Algumas razões para a dispensa é ter problema de saúde ou ser arrimo de família, além da altura e do peso também serem determinantes para que alguém seja dispensado. Informações: http://www.brasil.gov.br/defesa-e-seguranca/2014/05/saiba-como-e-onde-obter-o-certificado-de-alistamento-militar
Quando os jovens precisam alistar-se?
O jovem que vai fazer 18 anos até o dia 30 de junho tem de ir naquele ano até a Junta Militar com os documentos discriminados anteriormente e fazer o alistamento. Porém, as pessoas que vão completar 18 somente após essa data vão se alistar no ano seguinte: não é preciso preocupação, porque isso não vai ocasionar multa, já que é uma determinação do próprio Exército.
Apenas as pessoas que se alistaram podem pegar o seu certificado, ou seja, não dá para pedir que os pais ou outra pessoa busque-o. É muito importante mencionar que o jovem que não se alista porque perdeu a data tem de ir logo até a Junta Militar para se apresentar e que isso serve para os que foram convocados a servir e não compareceram.
Se a pessoa quer servir à Marinha ou então à Aeronáutica, em vez do Exército, vai poder deixar claro isso quando for entrevistado, mas é claro que não há garantia de que se vai ser destacado para essa corporação específica: tudo vai depender da necessidade do país e também de quantas pessoas estão se alistando.
Cuidado com outros emissores de certidão de alistamento militar
Há sites para que qualquer tipo de documento seja emitido e isso vale também para as certidões de alistamento. Apesar de parecerem práticos, esses sites são bastante traiçoeiros e indica-se que nenhum jovem faça essas emissões fora da Junta Militar: esse é o único órgão que pode fazer um certificado válido de alistamento, além da segunda via, sendo ela paga.
Muito obrigado pela ajuda! Esse processo poderia ser mais simples.
Bom dia!
Eu quando fui buscar meu certificado de alistamento eu tive q pagar uma multa, só q nao paguei isso foi em 2015, oq devo fazer para quitar essa multa?