Emitindo uma quantidade grande de documentos importantes, a Polícia Federal também tem a certidão negativa, que diz respeito à situação fiscal que os seus contribuintes têm. Considerando que as fraudes também são investigadas por esse departamento, é ele quem proporciona os comprovantes de que as declarações de imposto foram feitas e isso é de serventia para todos os que pagam impostos.
Com a certidão negativa federal, os contribuintes podem combater diferentes restrições no nome, podem questionar cobranças que sejam referentes a diferenças nas declarações de imposto e também podem tornar mais rápidos os empréstimos. Não são poucos os que têm processos referentes a muitas situações e que podem usar essa certidão a seu favor, sendo importante lembrar como os bancos valorizam quando não se tem débitos federais, liberando mais financiamentos, inclusive corporativos.
Muitas certidões
A Polícia Federal não tem apenas uma declaração negativa para fazer, mas várias: é dada uma lista na página eletrônica desse órgão com todas as que se pode requerer, considerando o perfil desse contribuinte. O detalhamento de todas as certidões está em http://idg.receita.fazenda.gov.br/formularios/cadastro-e-certidao-negativa/certidao-negativa-pessoa-fisica-e-pessoa-juridica e deve-se clicar no documento que se quer fazer.
Para todas as certidões federais negativas existe um formulário com variadas informações que esses contribuintes vão apresentar. Encaminhando esse formulário, a página orienta quando existem erros de preenchimento para que os contribuintes corrijam e tentem o reenvio. Quando o sistema aceita esse formulário, é instantâneo: gera-se essa certidão e o cidadão poderá imprimir. Certidão Negativa Estadual
Para gerar corretamente
Requerer a certidão negativa federal é muito fácil, especificamente quando os contribuintes usam o navegador correto. A Polícia Federal sugere que esse navegador seja o Mozila Firefox, que é o que mais se adapta à plataforma de formulários desse órgão.
Considerando que essas certidões usam informações fiscais, é válido que os contribuintes observem alguns detalhes para que tenha segurança: a página da Polícia Federal precisa estar criptografada, ou seja, antes de fazer o formulário para a certidão negativa, deve-se ver se o cadeado verde está lá em cima, na barra.
Como ter essa certidão negativa pessoalmente
A Polícia Federal está espalhada e os brasileiros de cada unidade federativa têm postos nos quais podem fazer a certidão negativa. Deve-se procurar alguma das unidades entre as 10h e às 17h30 e tendo o CPF, porque os contribuintes sempre são identificados usando esse cadastro.
Importa destacar que a PF tem alguns postos que são dedicados somente aos passaportes: comumente, eles são os dos shoppings. Por isso, é melhor que as pessoas vão aos postos de rua, podendo-se achar os seus endereços usando a Ouvidoria ou mesmo um buscador de Internet.
E se é atestada alguma dívida?
Quando os servidores tentam fazer essa certidão, mas existe qualquer débito, eles vão dizer ao contribuinte que alguma discrepância fiscal está sendo apresentada. Para que ela seja retirada, esse cidadão precisará pagar e a PF faz parcelamentos. No entanto, o cidadão também pode recorrer: é possível que ele peça que a Polícia Federal avalie melhor se essa discrepância no CPF está correta.