Cadastro Nacional de Advogados

Enquanto muitos cidadãos já podem estar em suas profissões assim que se formam, outros precisam de um registro especial para exercê-las. É assim que ocorre com os advogados: cada um que atende necessita, primeiramente, ter sido cadastrado. É importante destacar que estar nesse banco de dados é importante mesmo para o profissional: significará, para os que o procuram, que ele é alguém sério dentro da sua ocupação.

A instituição que realiza e que mantém esse tipo de banco de dados é a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além do cadastro para os que estão formados, essa organização tem os cadastros suplementares e até quem é estagiário do ramo do Direito precisará ter algum cadastro: a OAB disponibiliza para eles o cadastro especial de estagiário.

 

Todos os que estão formados em Direito poderão estar nesse cadastro de advogados?

Qualquer estudante que estiver estagiando poderá, mas os advogados em si não são aceitos nesse sistema da OAB sem que eles tenham tido a aprovação na prova que essa organização tem para esses profissionais. É sabido que a Ordem dos Advogados do Brasil realiza o exame da ordem, que é para que os formados possam ser mesmo certificados como advogados e, depois, possam ter clientes.

Uma vez que o cadastro nacional é para advogados, entende-se que é unicamente para os que estão já ordenados e que podem advogar. Aliás, o formulário que a OAB tem solicita o número de inscrição, ou seja, pede o número que esses profissionais têm na ordem.

Cadastro Nacional de Advogados

 

Os cidadãos também são beneficiados com o Cadastro Nacional de Advogados?

Com certeza, eles são. É sempre recomendado que as pessoas que estão precisando de algum profissional desses pesquisem sobre ele antes de fechar os seus honorários. É importante que os indivíduos fiscalizem se eles são ordenados, se eles costumam ser vencedores em suas causas e se os clientes que eles já tiveram recomendam-nos.

Conseguir cada uma dessas referências é complicado, mas saber se esse profissional está em um órgão respeitado como a OAB já confere uma segurança bem maior. Dessa maneira, as pessoas podem ir até a página da Ordem dos Advogados do Brasil e pesquisar por aquele profissional, observando se o sistema vai reportar que ele está registrado. Para essa pesquisa, é indicado o número da inscrição e é bom que os clientes peçam para esses advogados.

 

Como as pessoas do Direito vão registrar-se?

A página do Cadastro Nacional de Advogados é a http://cna.oab.org.br/. Há nela uma ficha que pede a inscrição, o nome completo, qual é a modalidade da inscrição e também a região, ou seja, o Conselho, que também é chamado seccional. Na parte de “modalidade”, os indivíduos vão escolher se são estagiários, se são ordenados ou se estão se registrando como suplementares.

O cadastro precisará ser revisado antes de a OAB recebê-lo. É autorizado que esses cadastrados peçam à ordem que alterem coisas, mas será um pouco trabalhoso. As alterações mais normais são as de seccional por causa de troca de residência.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.