Antecedentes Criminais Estaduais

Quando uma pessoa tem algum antecedente criminal, não é uma novidade que isso pode significar que diferentes portas serão mais difíceis e isso é mais expressivo quando se fala de empregos. Porém, também existe uma questão associada à credibilidade: alguns processos, por exemplo, podem acabar beneficiando uma parte porque a outra possui um histórico ruim.

Com tantas justificativas, é claro que saber como é que uma certidão de antecedentes criminais estadual é feita. Pode ser solicitado a qualquer indivíduo o atestado da não existência de uma trajetória criminal, sendo uma certeza que ele será solicitado em casos de certames públicos e, em algumas circunstâncias, de empregos em companhias particulares.

 

Qual é o processo para que o Estado forneça esse tipo de certidão?

A maioria das certidões dessa natureza é feita pela Internet com o banco de dados que os institutos de identificação disponibilizam. Esses institutos são próprios das unidades federativas e, assim, os seus sites variam, sendo preciso que os cidadãos achem-nos com os buscadores. Escolha seu Estado em: Antecedentes Criminais

Não são todos os institutos de identificação que têm a emissão pessoalmente dessas certidões. É possível que eles passem algumas épocas sem poder emitir, mas vale a pena ir ao Poupatempo da mesma forma ou às organizações que fazem os mesmos serviços.

Antecedentes Criminais Estaduais

 

O que os institutos pedem quando é pelo site?

Se os antecedentes criminais estaduais estão sendo pedidos pela página eletrônica, as pessoas acharão o ícone onde está o “solicitar”. Esse sistema vai pedir que se insira o RG e que se acrescentem dados como o nome todo, como a data de nascimento e mais.  Clicando em “pesquisar”, essa pessoa só deverá esperar para que o instituto de identificação defina se existe um problema judicial.

Sendo reportado que essa pessoa nunca teve qualquer acusação, essa certidão vai ser mostrada para que o indivíduo imprima. É relevante salientar que deixar para fazer a impressão em outra hora será difícil porque o print vai transformar esse documento em uma mera foto. Dessa maneira, no momento em que o instituto de identificação der o atestado de antecedentes, precisa-se imprimir.

 

Como que se realiza a validação?

Já se conhecendo os documentos que são impressos em casa, muitos cidadãos sabem que a validação é um ponto de obrigatoriedade para que as instituições aceitem essa certidão. Essa validação vai ser possível naquela página inicial: geralmente, esse botão fica bem próximo ao de “solicitar”.

Para a validação, essas pessoas vão ter impresso já o seu atestado e também visualizarão qual é o número para operação, recordando que ele também terá poucas letras. Clicando-se na parte referente à “validação”, esses cidadãos precisarão fazer a escrita desse código no campo que for dado a eles. Quando isso estiver feito, o instituto de identificação vai dizer que aquela é mesmo uma certidão de antecedentes criminais estaduais verdadeira.

A instituição a quem se der esse atestado também verificará dessa maneira e quem fizer isso vai ver a mesma confirmação que o indivíduo que pediu essa certidão; é por isso aquela conferência anterior.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.