Agendamento Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento vital para os profissionais que desejam aposentar-se com os anos ou que querem usar os direitos trabalhistas. Gratuito, quem gerencia a CTPS é o Ministério do Trabalho e Emprego e só existe a versão impressa.

Geralmente, os cidadãos têm até duas carteiras profissionais na vida, já que elas têm muitas páginas e demora para que eles tenham trabalhado em tantos locais a ponto de preenchê-la. A carteira de trabalho vai ser um grande registro de tudo o que os cidadãos fazem em sua carreira: os salários e os pedidos de licença, além do tempo em que eles ficam em cada empresa, sempre vão ser colocados ali.

 

Para que serve o agendamento de carteira de trabalho?

A realização desse agendamento é necessária a cada vez que as pessoas vão pedir uma carteira de trabalho. Essa solicitação pode ser quando o indivíduo perde a CTPS, havendo situações em que ela é roubada: apesar de os bandidos não desejarem esse pertence, ele pode estar com outros.

Para os que necessitam da sua primeira CTPS, também se tem de agendar e as unidades federativas podem ter órgãos diferentes para fazer isso. O Sistema Nacional de Empregos (SINE) costuma estar em todos os Estados e ele faz esse documento, sendo por isso que muitos dos cidadãos agendam através dele.

Para as pessoas que residem no Estado de São Paulo, um órgão que faz esse tipo de agendamento é o Poupatempo. Para o Estado da Bahia, quem faz esse documento é o Sistema de Atendimento Agendado, o SAA. Para este, o agendamento é via Internet, assim como para o Poupatempo. Já para as pessoas que vão agendar usando o SINE, necessita-se ligar. SAA MTE

agendamento carteira de trabalho SAA MTE

 

O que se mostra para esse agendamento?

Todas as instituições que fornecem a Carteira de Trabalho e Previdência Social pedem que a pessoa leve o seu boletim de ocorrência. É claro que isso não vai ser requisitado se for a primeira CTPS, mas a segunda via que é em decorrência da perda ou do furto vai precisar. MTE Agendamento

Os órgãos pedem o comprovante de residência e fotos 3×4, que só podem ser do tipo digital. Indica-se que os cidadãos sempre apresentem duas fotos, já que uma pode ter algum problema e o atendente preferir a segunda. Dentre os documentos pessoais, o que se pede é o CPF e a certidão de nascimento ou a de casamento, com o RG.

 

Como é que a carteira de trabalho é feita?

A pessoa que agendou com o SAA ou com outro órgão precisará chegar 15 minutos mais cedo. Geralmente, as pessoas vão dar as suas xerox de documentos e, se não for a primeira CTPS, elas podem pagar uma taxa. Quando os atendentes já escreveram os dados na carteira de trabalho, eles vão dar para o cidadão conferir e, depois, para assinar. Sempre que o documento anterior estava preenchido, é melhor que a Caixa Econômica Federal dê o extrato do PIS ou PASEP.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.