Não é simples para a Receita Federal realizar todo o acompanhamento dos impostos, considerando que o Brasil tem milhões e CNPJs registrados. Com isso, o Documento de Arrecadação de Receitas Fiscais (DARF) é um grande sistema de auxílio, tendo os impostos que as pessoas jurídicas recolheram e a razão.
Essa declaração de arrecadação diz respeito a vários impostos é que declaração anual da Receita é um dos meios para esses dados chegarem até o Governo Federal. Existe uma lista com alguns números que representam as atividades das empresas, como receitas imobiliárias ou então dívidas ativas.
DARF 2172: quando os empreendedores usam?
As empresas precisam recolher a chamada seguridade social para os seus funcionários: é dessa maneira que eles conseguem a aposentadoria. No entanto, não basta que a corporação recolha: ela tem de confirmar para a Receita Federal que o fez e é nessa situação que ela utiliza o DARF 2172: ele é relacionado ao COFINS.
Esse é um dos documentos de arrecadação fiscal que mais necessitam de atenção, especialmente quando há muitos funcionários registrados: é fundamental que se faça o cálculo a partir do lucro bruto e, às vezes, deixar isso para um contador é uma escolha mais segura.
Segunda via para o DARF 2172
O que as empresas precisam conseguir é a guia de recolhimento que se refira a esse código e ela pode ser paga até quando a arrecadação fiscal está atrasada. Primeiro, os contribuintes jurídicos têm um programa da Receita Federal que faz sozinho o cálculo do valor e, depois, emite a guia. Mais uma opção é utilizar a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, que também é chamado DIRF: o seu extrato mostrará à empresa se falta algum recolhimento.
Pode-se recorrer ao preenchimento manual para a declaração fiscal. Antes, a pessoa jurídica vai imprimir o tipo desejado e colocará o 2172 na área da identificação fiscal. A página da Receita Federal tem todos os tipos de DARF e variadas orientações. As três opções estão no http://idg.receita.fazenda.gov.br/: os contribuintes têm de achar “Orientações” primeiro e selecionar depois “Tributária.
Que tipos de guia o sistema DARF pode fornecer?
São dois os tipos de documento de arrecadação que se pode imprimir: um deles é o SIMPLES, destinado a quem é empresa de pequeno porte ou então uma microempresa. A guia para estes é verde. Já o segundo tipo de documento de arrecadação é o COMUM e ele é utilizado por qualquer empresa fora do Sistema Simples. Além disso, essa guia tende a ser preta.
Correções para o 2172
É fundamental que o empreendedor faça a correção do documento de arrecadação fiscal para que não haja denúncias. Essas correções são realizadas de maneira presencial na Receita ou usando o sistema e-Cad. Quando se faz a solicitação de outro documento, é necessário citar que é por um erro; precisando-se também do Pedido de Retificação, que está nesse sistema. A correção é imediata e o e-Cad está no https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index/5 e o código de acesso tem de ser gerado antes.