O cartão cidadão faz parte dos serviços que a Caixa Econômica Federal possui. Ele é um cartão bancário como o de outras contas, mas especialmente feito para as pessoas que recebem Bolsa Família ou o seguro desemprego, sendo útil para os que têm Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) a ser recebido.
As pessoas que quiserem esse cartão precisam levar um termo de responsabilidade impresso e assinado para qualquer agência da Caixa, sendo esse termo adquirido no link http://www.caixa.gov.br/cadastros/cartao-cidadao/Paginas/default.aspx. Para o agendamento, liga-se para 0800 726 0207, podendo-se agendar diretamente na agência.
É importante esclarecer que esse cartão é exclusivo para os beneficiários do governo. Sendo assim, os cidadãos que não têm nenhum auxílio e nem o FGTS não são autorizados a emiti-lo: nesse caso, eles têm de abrir uma conta comum da Caixa e usar um cartão tradicional.
Qual é a comodidade do Cartão Cidadão?
Normalmente, as pessoas que estão sem esse cartão e têm de sacar algum benefício podem fazê-lo nos guichês usando o seu documento pessoal. Contudo, o cartão faz com que elas possam sacar em qualquer um dos postos de autoatendimento. Destaca-se que, mesmo possuindo o cartão, o indivíduo pode continuar usando o guichê: ele vai mostrar o cartão e o seu documento pessoal.
Como ocorre com os cartões de banco, ele é intransferível. Ou seja, apenas o dono do cartão vai poder sacar no guichê; se for no caixa eletrônico, o titular pode fornecer a sua senha para outra pessoa e ela sacar.
Como se faz a senha para o cartão cidadão?
Os usuários desse cartão podem procurar as lotéricas para fazer o cadastro de uma senha, desde que eles liguem antes para 0800 726 0207. As agências da Caixa também fazem o cadastramento da senha e em todos os casos é requisitado que se leve um documento de identificação.
Na lista dos documentos que o banco aceita como identificação está o passaporte (mesmo que seja feito em outro país) e também a identidade militar, além da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), desde que seja a informatizada.
Os cidadãos podem mostrar a carteira de identidade, inclusive a que é emitida para os estrangeiros, ou a sua carteira funcional, além da sua Carteira Nacional de Habilitação. Importa dizer que todos os documentos de identificação precisam ser originais e que o termo de responsabilidade também tem de ser levado.
Saldo
As pessoas que querem confirmar se a parcela do seu benefício está disponível, ou o seu FGTS, podem fazer uma consulta no site da Caixa Econômica Federal. Vai-se ao https://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01, pondo a senha Intranet (que será cadastrada) e o número do PIS ou do PASEP, sendo aceito o NIS.
O aplicativo da Caixa Econômica Federal, que está nas lojas de aplicativo, deixa que se faça essa consulta da mesma maneira. Além disso, o atendimento telefônico tem consulta de saldo: basta ligar para a central desse banco. É preciso destacar que os que perderem o Cartão Cidadão têm de comunicar à agência.