Não são poucos os empreendedores brasileiros e, na Paraíba, esse montante também é bastante significativo. Para que as pessoas tenham tanto assessoria na abertura das suas companhias quanto não passem por tanta burocracia, estabeleceu-se, em todas as unidades federativas, a Redesim. Através dela, as informações sobre a existência das empresas ficam acessíveis para qualquer órgão do Estado que precise vê-las.
Os serviços que os paraibanos podem usar nesse órgão são divididos em situação cadastral, em certidões negativas e em auxílio ao empreendedor. Na situação cadastral, os cidadãos poderão consultar fornecendo a sua inscrição estadual (que é fornecida aos que trabalham nas atividades agrícolas) ou o cadastro do CNPJ.
Esclarece-se que comprovações de cadastro vão mostrar se determinada atividade profissional está registrada regularmente e se as contribuições, ou seja, os impostos, tiveram o seu pagamento.
Certidões negativas
A Redesim da Paraíba tem seis opções para as certidões negativas, como a de dívida ativa. Essa é uma consulta que é usada pelas empresas para certificar às instituições com as quais querem negociar que estão sem dívidas. No caso de uma companhia não estar nessa rede, ela poderá fazer o seu cadastro. Outra certidão que poderá ser fornecida com essa utilidade é a Certidão Negativa de Débitos.
Na certidão que é referente aos débitos previdenciários, essas companhias vão provar que os pagamentos relativos à previdência dos seus colaboradores estão feitos. Importa destacar que essa certidão Negativa Previdenciária poderá ser solicitada pelos empreendedores individuais.
A Certidão de Quitação Eleitoral também é uma certidão negativa, embora os paraibanos estejam acostumados porque muitos a solicitam a cada ano de eleições. No caso dessa certidão eleitoral, a intenção é que o cidadão consiga comprovar que todos os procedimentos eleitorais, desde o voto até a possível justificação, foram realizados. Mesmo com a maioria das certidões sendo solicitada mais comumente pelas pessoas jurídicas, essa acaba se referindo mais às físicas.
Uma última consulta que a Redesim da Paraíba disponibiliza é a da regularidade do empregador. Por ela, eles têm uma declaração sobre o recolhimento que eles fazem de todos os benefícios para os seus colaboradores. É vital que cada empreendedor consiga atestar que não burla nenhum tipo de decreto trabalhista, uma vez que isso é considerado conduta criminosa e que prejudica a companhia, inclusive para a obtenção de respaldo financeiro.
O terceiro serviço é, na realidade, uma forma de bibliografia que os empreendedores usem. De fato, o principal público que esse guia do empreendedor tem é o indivíduo que nunca gerenciou antes um empreendimento e que não tem conhecimentos a respeito da sua organização e também dos seus recolhimentos fiscais. Esse guia que a Redesim PB apresenta inclui alguns documentos que são integrantes da rotina de algum empreendimento, tais como formulários de impostos e outras coisas.
- Certidão Negativa Municipal
- Certidão Negativa Trabalhista
- Certidão Negativa Justiça Federal
- Certidão Negativa de Débitos
- Certidão Negativa Criminal
- Certidão Negativa Receita Federal
Contato
A Redesim PB tem muitos endereços, mas os contatos para as documentações costumam usar o site http://www.redesim.pb.gov.br/faleconosco/. Um local onde os paraibanos podem informa-se presencialmente é a Junta Comercial do Estado da Paraíba, chamada de JUCEP, ou com o Governo.