Apesar de serem as companhias de crédito as que ais fazem essa forma de consulta, há um tipo que é semelhante e que os cidadãos comuns podem realizar também: é aquela que o Serviço de Proteção ao Crédito (Serasa) oferta para que as pessoas vejam como o seu CPF está sendo apresentado às credoras.
Sempre que alguém que realizar qualquer compra por meio de boletos ou quer parcelar de outros modos, ela precisa ter o seu crédito aprovado, ou seja, a companhia vai procurar o Serasa para conferir quais são as possíveis pendências e, com isso, determinar se é provável que aquele cliente traga prejuízo. São exatamente as informações sobre o sue próprio cadastro que as pessoas podem ver quando consultam o seu CPF gratuitamente.
O que o Serasa vai mostrar a esses consumidores?
Realizada essa consulta, os cidadãos verão quais são as suas dívidas, quais são as empresas para as quais devem e que requisitaram que existisse uma restrição e as formas de poder negociar. Muitos clientes já fazem essa negociação usando a própria página do Serviço de Proteção ao Crédito: existe um chat com o qual os seus funcionários apresentam as parcelas que podem ser feitas, os possíveis abatimentos e mais.
As dívidas que são incluídas nesse cadastro são de todos os tipos: as de cartão de crédito, as de lojas, as de empréstimos e muitas outras. Até mesmo as empresas menores, como as farmácias de bairro, podem apresentar às companhias credoras o registro desses cidadãos e reportar que eles são inadimplentes.
- Como Consultar CPF
- Consultar CPF pelo Nome
- Consulta CPF Receita Federal
- Situação Cadastral CPF
- Receita Federal CPF
Mas as empresas que consultam veem dados como os valores?
Se uma companhia procura o Serasa para saber sobre um CPF, ela não vai visualizar qual é o valor daquela dívida, mas apenas que ocorre uma restrição. Os dados como os juros e como o cidadão adquiriu esse débito nunca são mostrados porque fazem parte da privacidade desses indivíduos.
Para os cidadãos que já criaram algum acordo, essa informação também não vai ser dada às companhias. Aliás, o nome desses indivíduos não constará desde que eles paguem a sua primeira parcela: a partir desse primeiro pagamento, qualquer nome sai da relação de devedores que o Serviço de Proteção ao Crédito tem. Se a pessoa parar com os pagamentos desse acordo e não realizar uma renegociação, ela retornará a essa relação.
Meios para se fazer essa consulta de CPF
Os brasileiros que acessam https://www.serasaconsumidor.com.br/consultar-meu-cpf/ escrevem o seu CPF e esperam para que o sistema mostre quais são as dívidas ou então qual é o score. Na realidade, esse score é tão fundamental quanto à existência da inadimplência porque ele também interfere na autorização dos créditos.
Uma vez que o consumidor não tem nenhuma dívida, ele precisará ter um bom score, ou seja, uma posição boa dentre os que são pagadores. O número máximo desse score é mil e é necessário que o cidadão esteja próximo dessa numeração para que as empresas deem crédito. Os dados para potencializar o score estão no site do Serasa.
não consigo cadastrar o cpf na receita federal
como faço
bom dia olha eu so queira sabe com eu faco pra sabe com consutal meu cpf