Todos os tipos de negócios têm documentos, assim como os estabelecimentos comerciais mato-grossenses e as suas grandes empresas. Acompanha-se como está a vida dessa corporação de muitos modos e um deles é a certidão que se fornece na Junta Comercial do Estado do Mato Grosso (JUCEMAT).
Funcionando desde o ano de 1808, essa instituição guarda cada registro que as companhias realizam: quem são os seus sócios, quais são as suas ampliações e muito mais. Falando dos seus agentes de comércio, essa instituição mato-grossense tem diferentes leiloeiros, sem se esquecer de que a Rede Sim é utilizada a partir dessa página também.
Normas
Os regimentos para todas as atividades que essas companhias têm são visíveis no site da JUCEMAT, podendo eles serem dados quando os empreendedores procuram pessoalmente: para informações, aliás, não vai ser solicitado que esses empresários deem o seu CPF e, dependendo de qual for o dado, nem mesmo o CNPJ.
As instruções normativas são para o DREI, outras para a própria JUCEMAT e veem-se ainda as normas para a RFB. Próximo a essas informações, os empreendedores de Mato Grosso localizam ainda os diferentes decretos, tais como os decretos-lei. No caso de os empreendedores precisarem saber de qualquer portaria, elas encontram nessa organização.
Consultas
Quando se pede algum documento para a JUCEMAT, ou se quer confirmar qual é a situação do cadastro que essa junta possui, os empreendedores podem recorrer às consultas. Além de eles poderem consultar quais são as empresas inativas, salientando-se que novas companhia são adicionadas constantemente, pode-se visualizar outros tipos de processos também.
As consultas para saber sobre os processos são realizadas com o protocolo que esses empreendedores têm. Colocando esse protocolo na página, a Junta Comercial de Mato Grosso vai mostrar cada tipo de processo e ainda qual é o seu respectivo andamento.
Certidões
Esses documentos fazem parte do que a JUCEMAT prepara e as ocasiões nas quais os empresários requerem-nas costumam ser em negociações, além de ações judiciais para as quais as informações da companhia precisem ser expostas. Muitos bancos também solicitam que o empreendedor dê essas certidões antes de eles permitirem algum empréstimo ou de outras formas de transações serem permitidas.
Esses empreendedores de Mato Grosso poderão pedir que se faça uma certidão simplificada: ela trará registrado o CNPJ, terá também os nomes das pessoas que constam como sendo as proprietárias e ainda outros dados que poderão ser considerados mais superficiais, como endereço.
A Junta Comercial do Mato Grosso também faz as certidões que são completas, ou seja, as que são de inteiro teor. Nessas, o que é posto são os dados mais profundos referentes ao andamento dessa corporação, mas os temas que se põe nessas certidões não são idênticos: enquanto algumas podem mostrar alterações que se tenham nas sociedades, outras podem mostrar algum aspecto dos impostos.
Onde os mato-grossenses são atendidos?
A Junta Comercial do Estado de Mato Grosso fica na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, no número 3.949, em Cuiabá, no distrito Dom Bosco. Na rede, ela está em http://www.jucemat.mt.gov.br/.