Os numerosos benefícios populares e trabalhistas que são passados à população são pagos porque uma instituição é especialmente separada para fazer isso: a Caixa Econômica Federal. Porém, com milhares de brasileiros que têm algum tipo de auxílio federal, é necessário que se tenha todas as informações deles atualizadas: com isso, o Governo evita ser fraudado e a Caixa Econômica pode pagar melhor cada um dos que estão nesses programas.
Para melhorar todo o gerenciamento das informações, esse banco tem o seu Cadastro Único, que é apelidado de CadÚnico. Com ele, o Governo Federal e esse banco podem saber da situação atual de cada um dos núcleos familiares que pedem o Bolsa Família e tantos outros sistemas de ajuda.
Para que o Cadastro Único vai ser usado?
Se uma família faz o seu registro em algum benefício no ano de 2010, é possível que a sua situação seja diferente já no ano de 2011 e que o Governo não fique sabendo: é por esse motivo que existem tantos indivíduos que têm algum benefício, mas que não deveriam tê-lo.
Outra razão de a situação dos núcleos familiares ser acompanhada com esse cadastro é mesmo entender como é que essas pessoas estão caminhando: qual está sendo a expectativa que essas famílias estão alcançando?
Quem é que precisa fazer o Cadastro Único?
Qualquer família que tenha requerido um benefício do Governo ou até que já o tenha precisará fazer esse CadÚnico e somente um membro já é o ideal. Na realidade, indica-se que realize esse cadastro aquele que foi quem requisitou a ajuda federal, portando a documentação dos que são menores e apresentando a sua própria. Se existem outros adultos, vale a pena que se leve, pelo menos, uma cópia do RG desse indivíduo.
Como os cidadãos vão usar esse Cadastro Único?
As famílias que necessitarem cadastrar-se precisam usar a página https://www.cadunico.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01&credencial=EMAIL&base=SISUR01, fazendo uma senha e determinando um endereço de e-mail. Após, eles clicarão em “confirmar” para começar esse cadastro.
No caso dos que vão cadastrar-se pessoalmente, busca-se o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a documentação que foi mencionada. Os cidadãos podem tentar a sua agência da Caixa Econômica Federal, sendo indicado que, se o indivíduo tem o cartão cidadão, que ele também o leve.
O Cadastro Único dura por quanto tempo?
Os funcionários que o CRAS tem vão manter-se sempre conversando com os indivíduos que se cadastraram e com as suas famílias para que eles possam renovar todos os dados que se colocou no Cadastro Único, se existir essa necessidade. Dessa maneira, os indivíduos que fazem esse CadÚnico não precisam cuidar dessa duração: esse gerenciamento é dos funcionários. Caso eles não contatem esse núcleo familiar e ocorra uma troca de telefone ou de outra informação, eles podem ir novamente ao CRAS.
Quanto o Cadastro Único cobra?
Absolutamente nenhum cidadão ou sua família vai pagar: os registros que o CadÚnico fará serão gratuitos e os indivíduos podem sempre colocar mais informações e ter orientações com o CRAS sem cobrança.