Cadastro Positivo

Quando as pessoas lembram-se do Serasa, costumam pensar rapidamente no cadastro negativo, que é aquele no qual os cidadãos ficam quando tem débitos no seu nome. Com esse registro, essas pessoas não podem mais comprar à prazo e também são recusadas em alguns empregos públicos quando eles estão ligados à manuseio de verba.

Porém, não é apenas esse tipo de cadastro que se encontra no Serasa essa empresa também tem o cadastro oposto, que é o positivo. Através dele, os cidadãos ficam assinalados como pessoas que têm o seu nome liberado, podendo fazer compras, podendo requisitar empréstimos e estando livres para estarem em todos os certames públicos, ainda que eles sejam para o ramo financeiro.

 

O que é contado no Cadastro Positivo?

O Serasa necessita de algumas coisas para que seja realizado o cadastro positivo para um indivíduo. A começar, ele não pode estar com o seu nome dentre os que têm débitos, mas eles também não necessitam ter quitado tudo o que devem: se eles tiverem realizado algum acordo e estiverem pagando essas parcelas, é o bastante.

A organização vai requerer dos cidadãos os documentos pessoais: tanto o CPF quanto o RG vão ser pedidos, assim como um comprovante de residência. É comum que o Serasa peça ainda um comprovante de renda, mas existem muitas modalidades para que os autônomos também possam provar que têm rendimentos.

Cadastro Positivo

 

Os bancos consideram o Cadastro Positivo?

Falando de ter o nome limpo, os indivíduos fazem logo uma conexão com as lojas e com as compras que ficam disponíveis para eles à prazo. Contudo, outras instituições também usam esse cadastro para poder liberar até os financiamentos ou então os cartões de crédito. Os bancos, por exemplo, acessam a essa lista de “positivos” para conferir se aquele correntista ou aquele cidadão pagará o devido financiamento se ele for proporcionado.

 

Para as pessoas, esse cadastro é mesmo um benefício?

Explicando como é que as empresas protegem-se ao usar o cadastro positivo, pode aparentar que os cidadãos não têm um benefício próprio para eles com essa lista, mas eles têm. Esse benefício é saber que a sua aquisição à prazo ou que a sua requisição nos bancos terá aprovação: se eles estão positivos no banco de dados do Serasa, é pouco possível que os cartões de crédito, por exemplo, não sejam dados ou que o seu limite não seja deixado maior.

 

Para começar no Cadastro Positivo

Os brasileiros que querem estar nesse registro do Serasa acessam https://www.serasaconsumidor.com.br/cadastro-positivo/. Escolhendo “abra o cadastro grátis”, que é uma janela laranja, essas pessoas vão se registrar, precisando criar uma senha e por o CPF.

O Serasa pode solicitar que essas pessoas anexem os scaneamentos dos seus documentos, lembrando que fotografá-los não é indicado. Fazendo isso, os números desses documentos poderão não ser lidos corretamente e o Serasa poderá vetar esse cadastro. Também é comum que essa organização peça que os cidadãos coloquem uma foto e que sejam usadas algumas horas para que os funcionários avaliem o que foi scaneado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.