Quando se menciona “identidade”, fala-se do RG, que também é chamado de carteira de identidade. Os agendamentos para esse documento ocorrem quando a criança vai emitir o seu primeiro ou quando algum adulto precisa da segunda via. Algumas situações por conta das quais se pode precisar de um agendamento desse é quando se registra um boletim de ocorrências porque se perdeu o documento ou porque alguém o roubou.
Esse documento também pode ser trocado porque está desatualizado: no geral, os brasileiros necessitam fazer mais um RG a cada década e isso exige um agendamento. Todas as unidades federativas têm sistemas para que os indivíduos agendem sempre online, mesmo que o atendimento presencial não tenha sido excluído e que seja até muito buscado por parte das pessoas.
O agendamento da identidade é gratuito?
Não importa em qual unidade federativa seja, nunca se tem cobrança para que uma identidade seja agendada. Além disso, os cidadãos que precisam desmarcar e fazer outros agendamentos também não têm cobrança para mudar de data. Ressalva-se que existem serviços que acabam sendo pagos quando são solicitados pessoalmente, como as certidões que os órgãos públicos têm. Todavia, não se inclui a solicitação para o RG. Consulta RG
Enquanto o requerimento em si é gratuito, as pessoas têm a taxa se for uma segunda via e essa taxa não precisa se a mesma em todos os Estados. Em São Paulo, onde é o Poupatempo que responde por quase todos os documentos, essa taxa fica em R$ 29,50, não existindo no caso de ser a primeira via ou de o indivíduo já ter mais de 60 anos. Sites de todos os DETRANs do Brasil: Consulta RENAVAM
Prazo para que se possa ter o novo RG
O mínimo de tempo para que o Estado prepare um novo registro geral é de uma semana. Porém, considera-se se o município é grande, quantos indivíduos pediram o RG durante aqueles dias, como está a impressão e outros fatores. No geral, todos os cidadãos recebem o seu RG em, no máximo, duas semanas.
Para que as pessoas retirem-no, é só elas usarem o protocolo que o órgão de emissão vai proporcionar, lembrando que terceiros também são autorizados a pegar esse documento se eles estiverem com o devido protocolo.
Como o agendamento pode ser realizado?
Os Estados têm os seus próprios institutos de emissão que são equivalentes ao Poupatempo paulista. Todos os cidadãos vão buscar esse instituto (estando eles na página do Governo) e vão procurar os agendamentos. Pode-se inserir no buscador “RG” e o Estado: fazendo isso, o instituto que faz a emissão será achado.
É bem mais difícil que se agende pessoalmente, mesmo que seja possível. Indica-se que os cidadãos tentem sempre as lan houses para marcar o seu pedido de registro geral, além das bibliotecas, que costumam apresentar computadores conectados.
O protocolo que a página dá é muito importante, até mesmo porque o cidadão vai levá-lo quando for fazer a sua identidade. Se for preciso, o indivíduo pode escrevê-lo, mas também se pode imprimir, inclusive com o logotipo do instituto de documentação.