SINTEGRA RS

A entrega de declarações fiscais é um procedimento pelo qual todas as empresas passam todos os meses: elas têm impostos que precisam ser dados à Secretaria da Fazenda e isso é fundamental para que ela não seja considerada uma devedora. No entanto, como é que os órgãos públicos poderiam deixar esse sistema de recolhimento melhor e impedir que as declarações sejam confundidas?

Para essa solução, a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul estabeleceu o Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, ou o Sintegra, que tem a funcionalidade de guardar absolutamente todas as declarações fiscais que as companhias façam. Todo o armazenamento é possível por intermédio dos discos digitais e as pessoas físicas acabam beneficiadas também.

Além das declarações empresariais, é claro que os indivíduos fazem as suas próprias declarações, mas anuais. Também é vital que esses documentos dos gaúchos sejam guardados, então existem discos virtuais para esse tipo de documento também.

 

Para que servem a Sintegra RS guardar essas declarações?

As razões para a Sintegra gaúcha arquivar todos esses tipos de declarações fiscais é possibilitar que as próprias companhias declarantes possam acessá-las no contexto em que necessitarem. EmSINTEGRA RS contextos em que as empresas estão sendo acusadas de qualquer coisa ou apenas necessitam comprovar que estão com toda a sua contribuição em dia, são esses dados que eles usarão.

As pessoas físicas que também necessitarem de qualquer forma de comprovação fiscal podem recorrer a essa divisão da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul e solicitar uma certidão. Quando são certidões simples, elas ficam prontas em apenas minutos, mas aquelas que precisam que o órgão busque mais dados demoram alguns dias, aproximadamente dois. Consulta SINTEGRA

 

Como essas certidões são?

As certidões que os indivíduos requerem da Sintegra RS podem ser de inteiro teor, sendo as mais indicadas para os empresários que precisam de informações totais da contribuição da sua companhia. Outra certidão é aquela que faz uma cópia, sendo melhor quando a empresa necessita que se uma documentação fiscal seja completamente reproduzida.

Se a situação aceita que a declaração seja mais simples, o sugerido para essas empresas é a certidão simplificada. Lembra-se ainda que todas essas declarações podem ser pedias pela pessoas físicas e que se pode fornecer também aos pequenos empreendedores. Deve-se ainda relembrar que para todas as certidões e para todos os requerentes existe taxa.

 

Forma de se pedir à Sintegra RS alguma certidão

Qualquer um que deseje solicitar alguma declaração dessa entidade vai acessar http://sintegra.sefaz.rs.gov.br/sef_root/inf/Sintegra_Entrada.asp tendo o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica ou substituindo-o pelo cadastro real. Pode-se utilizar o Cadastro Nacional de Pessoa Física para requerer certidões à Secretaria da Fazenda e esses documentos serão postos no campo que a página indica.

Mais uma identificação que o sistema vai aceitar é a de inscrição estadual, lembrando que os indivíduos deverão imprimir a devida declaração assim que ela for apresentada na tela. A validade para os cidadãos é anual, mas vale dizer que as empresas têm certidões novas mensalmente.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.