O Amapá tem a sua Secretaria da Fazenda (Sefaz) que é disponível para que os contribuintes peçam documentos, para sanarem dúvidas e muito mais. Dentre esses contribuintes estão os microempreendedores individuais, os cidadãos que não são empreendedores e as empresas. O atendimento para qualquer um desses públicos pode ser pessoalmente, mas a facilidade da Internet está nesse órgão: todos podem requerer documentos e outras coisas acessando o site.
Logo na parte inicial, esse órgão disponibiliza o que é chamado de acesso rápido, no qual os contribuintes podem ver os serviços que são mais usados e clicar neles. Com isso, eles não precisam andar por várias seções da página para achar o que querem requisitar.
Certidões
A Secretaria da Fazenda pode emitir numerosas certificações para as empresas amapaenses e elas, normalmente, são a respeito do pagamento dos impostos. Para esse tipo de atestado, essa secretaria tem até mesmo uma divisão especial, que é a Sintegra: os empreendedores dão o seu registro e requisitam se querem apenas uma certidão ou se querem consultar a sua gestão fiscal.
As pessoas físicas que necessitarem também podem requerer a certidão da Sefaz AM, assim como os que são produtores rurais. As modalidades de certidões são distintas: os cidadãos podem pedir as que são mais ou menos completas e, por causa disso, demorar mais para tê-las ou recebe-las mais rápido. JUCEA
Nota Fiscal
Existe um programa de incentivo para quer os amapaenses peçam essas notas: quando eles pedem, necessitam colocar o seu CPF e, a partir daí, o Estado dá a ales muitas facilidades. De fato, há cidadãos do Amapá que conseguem até abatimento em impostos por causa da quantidade de notas fiscais que têm. http://sistemas.sefaz.am.gov.br/nfeweb/portal/index.do
É claro que as pessoas querem acompanhar quanto de créditos têm devido a esse programa de incentivo e a Secretaria da Fazenda tem um espaço onde se coloca o CPF e todos os valores que se tem para receber da nota fiscal são vistos. É claro que não é sempre que os cidadãos podem fazer esse saque: o Estado tem uma data apropriada na qual esses valores são liberados, mas é possível vê-los mês a mês e escolher uma conta bancária para a qual eles podem ser depositados ou o imposto que será abatido.
Cadastro de veículos
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) continua regulamentando os veículos que se registram no Amapá. Contudo, os proprietários podem realizar o chamado pré-cadastro procurando a Secretaria da Fazenda. Na verdade, a Sefaz AM é mesmo relacionada a esse tipo de bem material porque regulamenta o IPVA. https://online.sefaz.am.gov.br/ipva/ipva.asp
São aceitos nesse sistema até os veículos que vêm de outros Estados, mas que passarão a rodar no Amapá. Certamente, os veículos que são 0 km precisarão ser registrados nessa secretaria e pode-se ver um manual pré-online para aprender como fazer esse cadastro.
Endereço
Atendendo entre as 7h e às 14h, ela fica localizada na Avenida André Araújo, no número 150, em Aleixo. O telefone é (92) 2121-1600 e os cidadãos visualizam o seu site em http://www.sefaz.am.gov.br/.