SINTEGRA SC

Para que as empresas consigam gerenciar as suas entregas de contribuição fiscal e a Secretaria da Fazenda também consigam esse controle de forma mais extensa, criou-se a Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra) de Santa Catarina. Ela oferece um imenso banco de dados fiscais que pode ser visto tanto pelas empresas quando necessitarem quanto pela União.

As pessoas físicas podem acessar essa organização e as contribuições que fizeram e o banco de dados junta informações de décadas, tudo de maneira digitalizada para que as buscas tragam mesmo o ano e a contribuição em questão. Através desse sistema, essas empresas conseguem comprovação de que não estão com dívidas e o mesmo serve para os contribuintes que se registram como pessoas físicas, ressaltando-se que o sistema fica em funcionamento 24 horas por dia.

 

Como é que se colocam dados no banco da Sintegra SC?

A cada mês, todas as empresas que estão registradas precisam criar o que é chamado de um arquivo magnético, através do qual todas as suas informações fiscais, como contas que pagou, ossintegra sc impostos e tudo mais, são registrados. São mostrados tanto os impostos quanto as porcentagens e os valores, tudo para que a Secretaria da Fazenda saiba exatamente o que as companhias estão repassando. JUCESC

Considerando as pessoas físicas, o que costuma ser posto nesses arquivos magnéticos é a sua declaração de Imposto de Renda, que é realizada anualmente. O arquivo magnético que o sistema de declaração cria é igual ao das empresas e, assim, o fisco consegue visualizar tudo o que foi pago da mesma forma. Consulta SINTEGRA

 

Entendendo o fisco

Há diferentes ocasiões, inclusive judiciais, nas quais as companhias catarinenses podem precisar estabelecer que não têm qualquer pendência com o fisco e não existe uma maneira mais eficiente que usar a declaração da Sintegra SC. O órgão permite que qualquer empresário consulte o que declarou e que, além disso, seja feito o documento comprovatório para que seja fornecido à Justiça ou a qualquer esfera que necessite.

Se é o caso de um empreendedor, ou seja, não de uma grande empresa, também vale recorrer a esse órgão federal para emitir uma declaração. Afinal, os pequenos e os médios empresários também pagam diferentes tipos de impostos e podem fazer essa declaração. Normalmente, faz-se um arquivo do tipo AIDF para pedir essa comprovação do imposto.

 

Atestando que é real

Os empreendedores que emitem a sua certidão de contribuição fiscal têm um documento autenticado: pela própria impressão, já se pode estabelecer que foi mesmo a Sintegra SC que o forneceu. Porém, é importante que os próprios contribuintes ajudem a organização a manter documentos com autenticidade: no momento em que repassarem a ele os arquivos magnéticos, vale que eles confiram que ele é autêntico com a ferramenta indicada. Consulta CNPJ

 

Como requerer a declaração de situação cadastral Sintegra SC?

Todos os empresários e todas as grandes companhias catarinenses acessarão http://sistemas3.sef.sc.gov.br/sintegra/consulta_empresa_pesquisa.aspx para pedir a sua situação cadastral e precisarão do número do produtor, substituindo-o, possivelmente, por CNPJ.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.