O Espírito Santo, assim como os demais Estados, possui uma área para que os impostos das companhias sejam armazenados e possam também ser revistos quando for preciso. Completamente digital, esse órgão é o Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra), que serve para informar a Secretaria da Fazenda sobre cada uma das contribuições.
Os munícipes e também as empresas que estão instaladas nesse Estado podem fazer consultas periódicas sobre os documentos que registram os seus impostos. Enquanto os grandes empresários pagam diferentes tipos deles, as pessoas físicas fazem as declarações anuais de imposto e elas são visualizadas nesse arquivo também.
Como é que os capixabas acessam essas declarações?
Até as empresas, que têm dezenas de impostos para quitar, podem visualizar como está a sua contribuição bastante rapidamente. Apresentando o seu CNPJ, cada uma das corporações pode usar o seu arquivo magnético para ver os seus impostos, para usá-los como comprovação e para pedir financiamentos.
Os arquivos magnéticos que as empresas do Espírito Santo pedem também podem ser na forma de uma certidão. Nesse caso, a Sefaz, tendo a Sintegra como sua interlocutora, faz um levantamento de como está a situação dessa empresa e atesta se ela está com todos os impostos pagos ou se ela deve alguma coisa. Se ela tiver qualquer dívida, é comum que até mesmo o valor seja incluído nessa certidão. JUCEES
Destaca-se que as empresas podem usar a consulta desse órgão apenas internamente. Os profissionais da Contabilidade podem fazer um bom controle de todos os impostos que, de fato, a Secretaria da Fazenda recebeu e reconhece, o que é importante para que não existam débitos.
A questão da autenticidade
Quando as companhias fazem um controle interno desses impostos, ela não necessita de autenticação: afinal, ela sabe de onde está retirando essa certidão. Porém, no momento em que ela deve passar essa certidão para um banco, para alguma credora, para outra empresa que deseje ser sócia ou outra situação, é fundamental que se ateste a autenticidade.
Atestar que qualquer certidão da Sintegra ES é autêntica é uma tarefa rápida. Primeiramente, cada empresa ou cada cidadão pedirá essa certidão e a receberá. Depois, poderá acessar a ferramenta de autenticidade que está no site desse órgão, fornecer os registros, como CPF ou então o cadastro do produtor, e visualizar a autenticidade.
Os cidadãos que já pediram uma certidão de quitação eleitoral, por exemplo, saberão como é o funcionamento dessa certidão: depois que o número de documento é colocado, é apresentado um registro de que aquilo é mesmo de autoria da Sefaz e de que qualquer banco ou corporação pode confiar. Importa mencionar que essa ferramenta de autenticação para os capixabas é gratuita.
Como se pede uma certidão na Sintegra ES?
Para se pedir qualquer certidão na Sintegra ES, precisa-se acessar http://www.sintegra.es.gov.br/, adicionando uma inscrição estadual, no caso de quem é produtor, ou o número do CNPJ. Também existe um link para que os microempreendedores individuais (MEI) capixabas possam visualizar todo o seu cadastro.