Os documentos de quaisquer repartições podem ser bagunçados quando são em muita quantidade. No entanto, os arquivos virtuais são espetaculares ferramentas para que se organize tudo e o Governo do Estado do Maranhão tem um específico para que os documentos fiscais sejam bem arquivados e, posteriormente, sejam vistos: é o Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra).
Esse sistema eletrônico serve para os produtores rurais, serve para as grandes empresas e recolhe também os valores de impostos das pessoas físicas. Cada um desses indivíduos encaminha os seus impostos pagos por intermédio de declarações que são virtuais e que ficam nos arquivos da Secretaria da Fazenda maranhense.
Quando se termina de preencher todas as declarações, é feito um arquivo virtual e é ali que as declarações ficam: elas serão localizadas depois através dos documentos como CPF ou então cadastro rural, podendo ser impressas e até mais aprofundadas, considerando o que os contribuintes buscam.
A declaração de inteiro teor
Esse tipo de documento pode ser requisitado por qualquer um dos contribuintes do Maranhão e é bastante complexo. Nessa certidão, a Secretaria da Fazenda coloca a totalidade da contribuição daquela empresa ou do cidadão, apesar de ser mais usual dentre os empresários.
Destaca-se que se pode requerer a Sintegra que ela copie totalmente uma declaração fiscal ou algumas nessa certidão para que seja apresentada a algum banco, a alguma credora, à Justiça ou ao contexto em que for preciso. Essa é uma das declarações que custam mais, já que todos os dados que são postos precisam ser bem pesquisados no sistema e isso demanda alguns dias.
E a certidão simplificada?
Em algumas situações, os cidadãos somente devem mostrar que não devem à Secretaria da Fazenda e é para isso que eles podem pedir a certidão simplificada. Se é uma empresa, também: caso ela precise demonstrar a alguma credora que está livre de débitos e que pode ter empréstimos, é só ela solicitar nesse sistema a declaração de que o CNPJ não está associado a dívidas.
Alterações: com quanto tempo alguém precisa renovar a sua certidão?
Se os produtores rurais pediram uma certidão, é possível que eles devam pedir outra no próximo mês se precisarem, já que eles têm alguns impostos quando comercializam e isso conta como contribuição. O mesmo é para os empreendedores: as empresas têm os seus impostos a cada mês e isso também é adicionado à sua contribuição e, assim, ao seu arquivo digital.
Para os contribuintes fiscais físicos, a sua certidão não é atualizada com tanta frequência: apenas uma vez e quando eles realizam a sua declaração de renda. Sendo assim, os impostos que eles declaram no sistema da Receita Federal são os que vão contar na Secretaria da Fazenda do Maranhão.
Para pedir
Os maranhenses precisam ir a http://aplicacoes.ma.gov.br/sintegra/jsp/consultaSintegra/consultaSintegraFiltro.jsf para acessar o Sintegra. Haverá caixas de diálogo para que se ponham o CNPJ e a devida inscrição estadual, além de se aceitar o CPF para o caso das pessoas físicas que solicitam.