Os arquivos digitais são um auxílio imenso para que os contribuintes consigam ver as suas próprias declarações de imposto se for preciso e para que a Secretaria da Fazenda de Goiás também esteja organizada. Para que todos s arquivos, que são milhares, sejam guardados de forma eficaz e possam ser vistos na hora necessária, existe o Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra).
A função que esse sistema informatizado possui é a de receber cada uma das declarações fiscais dos empreendedores, dos trabalhadores da área rural e dos cidadãos urbanos para que elas fiquem agrupadas e possam, com isso, ser acessada para que os processos, as compras e mais situações sejam mais ágeis.
Para os cidadãos que não pedem alguma certidão, não existe qualquer pagamento. Entretanto, é certo que todas as declarações que sejam pedidas serão cobradas, ainda que elas sejam das mais simples: a diferença é que o seu valor não será alto. Vale dizer que algumas das declarações da Sintegra GO podem ser de mais de R$ 200,00, mas que os cidadãos podem solicitar algumas delas por R$ 10,00 e que não existe parcelamento para as que são mais caras. SEFAZ GO
Ainda explicando como é que as certidões são realizadas, elas nem precisam ser encaminhadas através de e-mail: elas são mostradas na própria página se forem do tipo simples, sendo enviadas até mesmo usando Correios no caso de serem as mais complexas.
Essas certidões da Sintegra GO servem para que tipo de contexto?
Desde processos do tipo trabalhista até a requisição de sociedade podem ter essas declarações como documentos pedidos. Uma vez que elas nem necessitam ir para cartório para reconhecimento, basta que o empreendedor entregue na estância que a pedir. Claro que para os produtores rurais e para os cidadãos urbanos o uso pode ser em outras situações, como o pedido de financiamento para equipamentos ou para outras espécies de compras no caso de pessoas físicas.
Pode-se trocar a certidão que se pediu?
Quando se procura a Sintegra GO para pedir algum tipo de certidão e já se pagou, não é possível ter ressarcimento e muito menos trocar o documento. Por isso, as pessoas vão ficar com a declaração que pediram erradamente, mas podem pedir a certa na hora em que quiserem, desde que a paguem também.
É fundamental que os que têm essas certidões não as plastifiquem e não as rasurem de qualquer modo porque elas perderão a sua validade. Outro detalhe é que é preciso cuidado quando se imprimir esse tipo de certidão: deve-se estar reta e o papel também merece cuidado: esse documento somente pode ser usado com papel branco e, preferencialmente, que seja o sulfite.
Como os goianos vão solicitar?
É importante que, tendo o número de produtor rural ou o CPF, os indivíduos acessem http://appasp.sefaz.go.gov.br/Sintegra/Consulta/default.asp, também tendo o CNPJ. Será fundamental que se ponha o código captcha de forma certa e que não se dê print nessa certidão: a impressão de um print não é validada.