Não ter nenhuma pendência fiscal é primordial para que as empresas paranaenses sejam saudáveis. Porém, a hora de mandar ao fisco todas as informações pode ser problemática, já que são muitos dados. Além disso, os próprios órgãos fiscais podem ter problemas para consultar os dados de todas as empresas e o Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra) serve exatamente para isso: para organizar as informações de impostos.
Quando as empresas usam esse sistema, tudo o que elas precisam declarar com relação ao fisco é passado para os órgãos estaduais com mais rapidez por meio dos arquivos magnéticos. A Secretaria da Fazenda consegue consultar cada um desses dados e, posteriormente, passa-los para os órgãos federais de gestão.
Fluidez no sistema público
A fluidez para que os órgãos consigam ver informações fiscais é necessária para que muitos benefícios sejam entregues às empresas e para que a própria União e os Estados saibam como está o seu recolhimento. Uma vez que são muitos impostos, é complicado saber exatamente quais são os que estão tendo mais ou menos recolhimento quando não há sistema para acompanhá-los com mais agilidade.
Todas as empresas do PR são obrigadas a fazer parte do Sintegra, sendo esse um canal oficial para que elas repassem as suas contribuições fiscais. Além disso, também existem funcionários que são treinados para saber movimentar esse programa fiscal e manusear todos os arquivos magnéticos.
Consulta cadastral
É necessário que os gestores acessem http://www.sintegra.fazenda.pr.gov.br/sintegra/ para fazer a consulta de situação cadastral e o primeiro passo é que eles coloquem o número de controle. Nesse número, na verdade, é uma espécie de código captcha e os gestores devem somente reescrevê-lo.
Pode-se decidir fazer a consulta cadastral utilizando o número de inscrição estadual que toda empresa possui ou buscar a situação nos cadastros por meio do CNPJ. Ambas as consultas proporcionarão aos gestores os mesmos dados fiscais. Para as companhias que querem consultar algum carro, é só escrever o RENAVAM e clicar em “consultar veículo”.
Para quê consultar a Sintegra PR?
Usar a consulta de situação cadastral dessa organização possibilita que os produtores menores e que os grandes empresários entendam se o seu recolhimento fiscal correu bem, se a Secretaria da Fazenda possui qualquer indicação de pendência para eles e se é necessário que eles procurem essa instituição para serem regularizados.
Também é usando essa consulta de cadastro que esses empresários ficam sabendo se o seu arquivo magnético é válido ou se houve algum erro quando ele foi gravado. Toda a consulta da Sintegra PR é absolutamente gratuita.
Os bancos costumam olhar esse cadastro para saber se a empresa é uma devedora do fisco e, assim, se ela pode fazer empréstimos. Dessa forma, os produtores, por exemplo, que querem novas máquinas ou as empresas que precisam de mais investimentos apenas conseguem algum crédito nas instituições bancárias se o seu registro mostra que ela não é devedora, destacando-se que essa certidão pode ser necessária para a comercialização dos carros.