Com a chegada do frio é comum ver mais brasileiros viajando para países vizinhos que possuem poucas restrições em relação a entrada. Um exemplo desses países é a Argentina, que fica tão próximo do Brasil que nem mesmo solicita muitos documentos para entrar no país.
Além de todos os pontos turísticos e da moeda nacional desvalorizada, viajar para a Argentina é muito vantajoso para quem ainda não possui passaporte por exemplo. Isso porque o país vizinho não exige que os viajantes brasileiros apresente esse documento para entrar no país.
Mas mesmo com quase nenhuma restrição em relação à entrada de brasileiros no país, é imprescindível que você saiba quais documentos são exigidos pela Argentina. Já podemos adiantar que os documentos exigidos pela Argentina são bem mais acessíveis que os exigidos pelos Estados Unidos. Confira a seguir quais são esses documentos e tudo que você precisa saber antes de viajar para a Argentina:
Documentos exigidos pela Argentina
Para entrar na Argentina você não precisará se preocupar com passaporte ou visto de entrada. Isso porque o país não exige nenhum dos dois documentos para que brasileiros possam entrar no país. Mas nem por isso você deve se descuidar e esquecer seu documento de identificação em casa.
Na Argentina, os documentos aceitos para a entrada de brasileiros são os documentos que comprovam a identidade do viajante. Ou seja, os documentos exigidos pela Argentina são os documentos de identidade. Para comprovar a sua identidade você poderá utilizar os seguintes documentos: RG ou o próprio passaporte.
Caso você esteja se perguntando se a Argentina aceita a CNH como documento de identidade, a resposta é não. O país vizinho não aceita a CNH e nem mesmo a certidão de nascimento, sendo assim até mesmo os bebês devem ter RG.
Viajantes menores de 18 anos
No caso de viajantes menores de 18 anos que pretendem viajar para a Argentina sem a companhia dos pais, a Argentina exige uma autorização judicial para a entrada no país. Essa autorização judicial deverá ser autorizada por um dos pais, que geralmente precisa reconhecer firma em cartória.
Estrangeiros que residem no Brasil
Os estrangeiros que residem no Brasil também se beneficiam da facilidade para entrar na Argentina. No caso desse seleto público, a Argentina exige a apresentação do RNE (Cédula de Identidade de Estrangeiro).
Embora o único documento exigido seja o RNE, é importante sempre estar com documentos de identidades válidos no país. Por isso, se você é residente no Brasil e pretende viajar para a Argentina, leve seu documento de identificação do seu país de origem.
Exigências sobre os documentos
Embora a Argentina exija poucos documentos dos brasileiros para entrar no país, o governo argentino só aceita documentos em perfeitas condições. Isso significa que os documentos apresentados ao entrar no país precisam ser atuais e com fotografia atualizada. Passaporte vencido também não será aceito na Argentina como documento de identidade.
Validade do RG
Recentemente um boato de que o RG possui prazo de validade se espalhou pela internet e chegou até mesmo nas entradas dos aeroportos internacionais. Muita gente passou a acreditar que o RG de fato possui prazo de validade.
Contudo, essa informação está completamente errada e sem nenhum embasamento. Diferente de documentos como o passaporte, o RG não possui prazo de validade. Por isso, você não precisa se preocupar com prazo de validade na hora de apresentar seu RG para entrar na Argentina.
No entanto, é importante lembrar que o país não aceita documentos em mau estado ou desatualizados. Aqui no Brasil, alguns órgãos e instituições não aceitam documentos que tenham mais de 10 anos de emissão. No caso para viagens internacionais, esse também é um problema se você for comprar passagens da Gol Linhas Aéreas. Essa empresa em específico não aceita RG com mais de 10 anos de emissão.
Tempo de permanência no país
Após sua entrada na Argentina, o tempo de permanência como turista no país passa a ser de três meses. Sendo assim, você poderá ficar no país pelo tempo máximo de 90 dias.
No entanto, você poderá estender seu tempo de visita no país solicitando um tempo de permanência maior. Essa solicitação deverá ser feita no órgão Dirección Nacional de Migraciones. O prazo máximo que você conseguirá estender sua viagem será de 180 dias, ou seja, mais três meses.
Cuidados com a documentação durante a viagem
Na Argentina é comum se deparar com cidadãos portando documentos de identidade o tempo todo. Isso porque na época da ditadura militar os cidadãos que andavam pelas ruas sem esses documentos podia ser detidos pela polícia. Embora essa realidade tenha mudado, os argentinos ainda possuem esse hábito. No caso dos turistas, esse é um hábito bastante válido e usual, pois você poderá ter que apresentar seus documentos em algumas circunstâncias.
Além disso, é muito importante que você tenha o máximo de cuidado com seus documentos pessoais durante a sua viagem. Furtos e extravios poderão acontecer com qualquer pessoa, por isso guarde seus documentos pessoais sempre no lugar mais seguro possível.
Perder a documentação em um outro país é um problema muito sério. Pois além do crime, você terá que comprovar sua nacionalidade, entrada no país e muitas outras coisas. Por isso, tome todos os cuidados necessários para evitar esse tipo de problema.
Uma dica em relação a esse problema é manter os documentos que não são muito utilizados em algum lugar seguro, como o cofre do hotel. Ou ainda levar cópias de documentos de identificação e manter os originais guardados no hotel. Nesse caso, vale lembrar que para entrar em alguns lugares é preciso estar portando documento de identidade original.
Demais exigências para entrada na Argentina
Para entrar na Argentina como turista não é preciso apresentar muita coisa, como já mencionamos. Além disso, o portal oficial do consulado brasileiro na Argentina não especifica nenhum tipo de vacinação para que brasileiros entrem na Argentina. Ou seja, se você pretende viajar para a Argentina saiba que não é preciso nenhum tipo de vacinação específica.
Existem boatos de que a Argentina exige a vacinação contra a Febre Amarela para brasileiros que querem entrar no país. Contudo, no site oficial do consulado não há nenhuma exigência desse tipo. Aliás, nem mesmo nos aeroportos o governo argentino exige a apresentação da carteira de vacinação ou comprovante de vacina. Os únicos documentos exigidos pela Argentina são os que mencionamos anteriormente.