A declaração de renda faz parte dos documentos que os bancos requisitam para abrir contas, por exemplo, além de servir em processos judiciais e de ser exigido quando a pessoa faz matrícula escolar, ainda que seja para ensino superior. Através da comprovação de renda, os seus solicitantes ficam mais certos de que aquele cidadão vai poder quitar as mensalidades, por exemplo.
Deve-se recordar que a declaração de renda também é solicitada quando a pessoa precisa de um crédito com o banco: afinal, como uma financeira vai conceder uma quantia a alguém sem ter a total certeza de que essa pessoa terá condições de retornar aquele valor?
Para que fazer a declaração de renda?
Para muitos, a declaração de renda não é necessária porque essas pessoas têm Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada ou mesmo porque podem apresentar holerite. Entretanto, e os profissionais liberais? Como as pessoas que são prestadoras de serviço podem fazer para que a sua renda seja atestada?
Como essas pessoas não conseguem comprovar que têm entrada mensal de dinheiro, precisam realizar a declaração de renda. É claro que, à primeira vista, esse documento pode parecer que não tem a devida credibilidade: qualquer um poderia colocar a renda que preferisse ali. Contudo, o fornecimento de dados pessoais falsos é crime, com isso, aquele que escreve uma declaração de renda costuma ser sincero.
O que se coloca na declaração de renda?
O declarante sempre começa com o seu nome todo e coloca depois qual é seu estado civil e também a sua nacionalidade. É preciso que se coloque a profissão e ainda todo o endereço, bem como o número do CPF. A pessoa pode escrever que, no último semestre, a renda que ela teve foi de x valor, especificando quanto recebeu a cada mês e por qual atividade profissional.
É recomendado escrever que se está “declarando para os devidos fins” e colocar toda a quantidade de dinheiro na sua forma por extenso dentro de parênteses, além dos algarismos. Todos os documentos dessa natureza precisam estar com a data e a maneira certa de colocá-la é deixando o mês por extenso. Também é obrigatório que o nome do município esteja na mesma linha e que a pessoa se lembre de colocar seu nome inteiro e de assinar.
Clique nas imagens abaixo para ver os exemplos:
A declaração de renda feita à mão é aceita?
As pessoas estão acostumadas a todos os documentos serem digitados. Todavia, as declarações que são feitas de próprio punho podem apresentar mais credibilidade, desde que a pessoa tenha alguns cuidados especiais, como utilizar uma grafia que seja legível e não fazer rasuras: se ela errar o nome da sua rua, por exemplo, ela não pode simplesmente escrever por cima ou fazer qualquer risco, muito menos colocar corretivo: ela terá de eliminar aquele papel e começar outra declaração.
A folha na qual a declaração de renda será feita também vai contar para a credibilidade: o melhor tipo é a folha sulfite comum e que não tenha nenhuma sujeira.
NÃO ESTOU ENCONTRANDO O NUMERO DE RECIBO DE 2017 ,COMO FAÇO PARA CONSEGUIR O MESMO. O NUMERO DO MEU CPF É 16152654734