Modelo de Carta de Intenção

As instituições de ensino e mesmo as agências de intercâmbio costumam querer que os interessados façam uma carta de intenção. Sendo um documento obrigatório, ele vai servir para a seleção dessas pessoas, sendo isso comum em instituições que são muito concorridas e que têm mais interessados do que a quantidade de vagas.

No caso dos intercâmbios, os concorrentes são ainda mais numerosos, principalmente se é uma localidade bem conhecida, como o Canadá. Com isso, a carta de intenção ajuda a assegurar para o recrutador que se quer mesmo aquele curso, além de servir como um dos processos eliminatórios.

Quando os responsáveis pelas instituições veem a carta de intenção, reparam se a pessoa parece ter maturidade mesmo para estar no intercâmbio ou no curso e como elas se expressam, bem como um pouco da sua personalidade. Tudo isso colaborará para que a pessoa seja uma candidata àquele curso ou não.

carta de intenção exemplo

 

Quais são os erros mais graves nas cartas de intenção?

Veem-se diversos erros relacionados aos currículos, mas esse tipo de carta também pode ser estragado se o estudante colocar determinadas coisas, como o nome da escola com algum erro: é importante ir ao site da instituição, especialmente se for estrangeira, e copiar o nome perfeitamente.

Também não se deve fazer a carta de intenção de próprio punho e nem utilizando fontes diferentes das mais formais. É interessante que se compare essa carta a um currículo e, sendo assim, são três opções básicas para usar como fonte: Arial ou então Times New Roman, além da Helvética.

Os erros de Português são bastante perigosos nas cartas de intenção: os cursos querem indivíduos que saibam o mínimo da sua própria língua. Vale recordar que, no caso dos intercâmbios, é normal que os recrutadores queiram que a carta seja no seu idioma: se é para um curso na Itália, por exemplo, ela terá de ser em italiano e com o mínimo de erro possível.

Outra coisa a se cuidar nesse documento é que ele não deve ter elementos coloridos: o indivíduo não precisa colocar qualquer foto e é importante que a cor da fonte seja sempre preta. Para a formalidade, é indispensável que esse texto seja justificado e que se tenha boa distribuição de parágrafos: nada de um parágrafo com 10 linhas e outro com 3.

modelo carta de intenção pós

 

O que se coloca na carta de intenção?

Como é comum nas cartas, coloca-se o município juntamente à data, saudando a pessoa responsável. Depois, faz-se a apresentação pessoal, com o nome do indivíduo que quer o intercâmbio ou então o curso e até mesmo a vaga de emprego, inserindo sempre o seu RG e dizendo-se o endereço.

Deve-se dizer em que é o interesse: no programa de intercâmbio em X lugar, por exemplo, dizendo-se em que ramo se estudou ou se trabalhou e explicando a razão desse desejo. Agradece-se e coloca-se a assinatura, sendo preciso por também os telefones de contato, sem se esquecer do DDD; se o indivíduo tiver, poderá inserir seu e-mail.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.