Todos os documentos que os brasileiros usam podem ter a sua segunda via: pode-se pedir uma segunda versão da certidão de nascimento, do título de leitor e, claro, do CPF. Isso serve para que as pessoas que não o tem mais fiquem tranquilas e também o providenciem, pois ele é tão necessário, por exemplo, quanto o conhecido RG.
Quando se precisa pedir a segunda via?
As duas situações nas quais as pessoas precisam de segunda via são roubo e também perda. Apesar de ser menos comum, também se pede um documento novo quando ele é danificado. Tratando-se de uma perda ou de um roubo, o boletim de ocorrência precisa ser realizado antes do pedido, sendo levado nesse dia. Se o cidadão encontrou o seu CPF depois que pediu a segunda via, pode descartá-lo, pois valerá apenas a mais nova.
Onde se pede o documento novo?
Os locais que recebem os pedidos de CPF são os mesmos que se deve procurar para a segunda via, ou seja, os Correios ou então o Poupatempo. O pedido é igual ao do primeiro documento: deve-se levar o RG, pode ser pedido comprovante de residência e existe uma pequena taxa também. Aqueles que pedem uma nova via também têm protocolo, mas ele não é tão importante, já que os indivíduos já conhecem o seu número.
Pode-se pedir usando a Internet?
Não se pode fazer pela Internet esse requerimento: é obrigatório o pedido presencial. Todavia, a página da Secretaria da Fazenda possibilita que se emita o comprovante de segunda via, existindo perfis diferentes de cidadãos. Aqueles que realizaram a sua declaração de imposto de renda ou os que não a fizeram, além dos que têm algum código de atendimento vindo do Banco do Brasil: cada um clicará em um link diverso para que esse comprovante seja feito. https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp
A segunda via está errada: o que o cidadão precisa fazer?
É bem improvável que o CPF novo tenha erros se o primeiro estava correto, mas não é impossível. Geralmente, o que ocorrem são equívocos cadastrais na hora de fazer o pedido do documento novo e apenas a Secretaria da Fazenda pode resolvê-los. Com o documento pessoal, essas pessoas podem pedir que os dados cadastrais sejam arrumados, mas terá de esperar que outro cartão de CPF seja feito.
2° via tem validade?
Importa especificar que a 2° via é exatamente igual, tanto em sua aparência quanto em sua legalidade, a 1°. Dessa maneira, não existe uma validade expressa no cartão do CPF, mas ele costuma ser refeito a cada 10 anos.
Dessa maneira, é interessante que o cidadão que já tem esse documento há uma década leve-o até o Poupatempo e questione se necessita de outro. Estando ele em bom estado, o indivíduo pode mantê-lo e ser feita apenas uma atualização nos dados que estão no sistema da Secretaria da Fazenda. Ressalva-se que, feita a 2° via do documento impresso, deve-se fazê-la também no certificado digital. Para isso, deve-se procurar a mesma agência certificadora do anterior.
para serviço quero cpf