Declaração de Trabalho Autônomo

Declarar a renda é uma exigência que muitas instituições fazem e não somente as de compras. Porém, a declaração de renda costuma estar associada à declaração de atividade profissional, uma vez que as duas coisas são coligadas. O dilema começa quando o indivíduo é autônomo: não possuindo o contracheque para mostrar, fica um pouco difícil de eles comprovarem que têm rendimentos.

A solução para eles é fazer a declaração de trabalho autônomo: quando esse documento é bem preparado, consegue garantir a qualquer requisitante que a pessoa em questão tem um trabalho e, principalmente, que ela tem recursos. No geral, essa declaração de autônomo é muito simples e os cuidados são referentes a nenhum dado ser esquecido.

 

Quais as situações nas quais a declaração de trabalho autônomo é pedida?

A primeira é quando a pessoa quer comprar alguma coisa a crédito: ela pode preparar essa declaração para que ela substitua o contracheque e funcione como comprovante de renda. Quando o indivíduo quer justificar a razão de não comparecer a algo, também serve essa declaração: é o caso de algum curso, por exemplo.

Qualquer um dos com textos que exija que a renda seja comprovada é passível da declaração de trabalho autônomo, inclusive quando se precisa pedir algum crédito nos programas públicos de financiamento. Os pais que solicitam que os seus filhos fiquem na creche também podem ter de mostrar essa declaração e trabalho. No caso de eles serem autônomos, basta que eles façam esse documento para que a matrícula deles aconteça.

modelo 1 de declaração de trabalho autônomo modelo 2 declaração de trabalho autônomo

 

Como se cria a declaração de trabalho autônomo?

Utilizando a escrita em primeira pessoa, o autônomo escreverá todo o seu nome e colocará o seu CPF, juntamente à profissão e também ao RG. Ele colocará textualmente que declara que atua como profissional autônomo na companhia X ou então na sua casa, colocando o endereço completo e, preferencialmente, o CNPJ e a devida razão social.

Precisa-se terminar com a cidade e também com a assinatura, sendo fundamental que se coloque a data também. Aliás, a declaração de trabalho autônomo, como qualquer documento, precisa ser relativamente recente: afinal, o cidadão poderia ter esse tipo de trabalho antes e depois mudar.

 

Como a configuração dessa declaração de trabalho autônomo precisa ser?

É possível que esse documento seja preparado à mão e a credibilidade dele será mantida a mesma se não tiver erros de Português e se a tinta usada for de cor azul ou, preferencialmente, preta. Para a declaração de trabalho autônomo que é digitada, os cuidados incluem não colocar fonte que seja extravagante e optar pela Times New Roman 12.

É preciso que o documento não tenha nada colorido e que não se use tinta azul: apesar de ela ser aceita quando é manuscrito, as declarações digitadas só podem ser em preto. A cidade precisará ser posta na finalização da mesma maneira, além de ser datada.  O trabalhador tem de se lembrar de assinar e os estabelecimentos tendem a aceitar as cópias, mas a querer visualizar o original.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.